‘Verbo Ser’, por Camile Vitória

LRN ganhou um presente esta semana: participar do projeto do Professor Noedson Valois, cuja proposta é incentivar leitura e escrita, com a publicação dos textos escritos pelos alunos e alunas da Escola Eutímio Gabriel de Valois Coutinho, em Fedegosos, Morro do Chapéu, BA.

Agrademos a oportunidade de participar desta proposta pedagógica tão importante em tempos de plataformas digitais que rtem reduzido, inclusive, a consoantes, palavras inteiras e expressões de diálogo entre os jovens.

A estreante é Camille Vitória:

“Ser” ser estudante não é apenas ir à escola, na maioria das vezes até por obrigação. Estudante é quem se dedica pensando no futuro. Não é estudar apenas o que o professor passa, mas se aprofundar mais e mais e levar seus conhecimentos para a vida.

Ser estudante é estar em constante busca do conhecimento; disposto a novos desafios. O estudante luta por seus direitos. Já ouvi alguns professores dizerem que ser estudante é aprender a aprender.

Mas não é apenas sobre ser estudante, é apesar de tudo se esforçar, acreditar em si; é sofrer com a autocobrança; é passar horas e horas revisando um assunto, por não se contentar apenas com a explicação do professor.

Sendo estudante você tem o hábito do estudo em sua vida; não importa que sejam poucos minutos. E assim, estudar se torna uma terapia; algo que você não consegue passar um dia sem.

Mas, e por trás do estudante? Existe uma pessoa que tem sonhos, que quer passar em concursos, que tem necessidade por validação acadêmica, querendo conhecimentos, orgulhar a família e a si mesmo(a). Nós estudantes buscamos por aprovação e admiração.

Ser é viver; é aproveitar cada momento e ter características próprias. É pensar como vai ser quando crescer. E é principalmente com as mudanças contínuas que a gente vai aprendendo a ser.

Texto de Camille Vitória Pereira Nunes, 14 anos, aluna do nono ano da Escola Eutímio Gabriel de Valois Coutinho, em Fedegosos, Morro do Chapéu, BA.

Todas as reações:

1010

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress