Aconteceu nesta sexta e sábado (12 e 13 de julho), em Conceição do Coité, a 1ª Conferência do Sisal da Bahia
A Secretaria da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura da Bahia (Seagri) é uma das apoiadoras da 1ª Conferência do Sisal, um evento de grande relevância para a cadeia produtiva dessa fibra resistente e valiosa. A conferência tem como tema central “O valor e a resistência da fibra do sisal” e ocorrerá nos dias 12 e 13 de julho, na Comunidade Nova Palmares, em Conceição do Coité – BA.
A 1ª Conferência do Sisal visa promover discussões enriquecedoras sobre o sisal, abordando seu valor econômico, potencial de transformação e os desafios enfrentados pela indústria sisaleira. No primeiro dia, houve palestras, seminários e oficinas, com destaque para a apresentação de Emanuel Carneiro, da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) sobre “O preço mínimo e ações da Política de Garantia de Preços Mínimos (PGPM)”. Já no segundo dia, a programação continua com a palestra de Iara Nancy, abordando o tema “Valor e resistência na transformação da vida”.
“Estamos comprometidos em fortalecer a cadeia produtiva do sisal. A reativação da Câmara Setorial, no primeiro semestre de 2024, demonstra nosso empenho em impulsionar as discussões e melhorar as condições desse setor vital para a Bahia” pontuou o gestor.
A realização da 1ª Conferência do Sisal com o apoio do Governo da Bahia, por meio da Seagri, SDR, SDE e a colaboração de diversos parceiros, incluindo Sebrae, Senar, Prefeitura de Conceição do Coité, Consisal, Faresi, Governo Federal, Superintendência da Agricultura familiar, Bahiater e Unicafes.
Serviço
1ª Conferência do Sisal
Quando: 12 e 13 de julho,
Onde: Comunidade Nova Palmares, em Conceição do Coité – BA.
Programação:
12/07 – Sexta-feira:
08:00h – Inscrição e entrega de kits
08:30h – Coquetel de abertura com produtos da Agricultura Familiar
09:00h – Palestra I: “Valor e resistência na transformação da vida” com Iara Nancery
10:15h – Cerimonial de abertura
11:30h – Palestra II: “O Valor do projeto mínimo e as etapas da PGPM” com Emmanuel Canário
12:30h – Almoço (livre)
13:00h – Painel de Diagnóstico dos programas e ações da sisalicultura
16:00h – Saída do ônibus para visita técnica aos stands
18:30h – Jantar
13/07 – Sábado:
08:00h – Feira da Agricultura Familiar e Economia Solidária / Visitação aos stands
13:00h – Momento Cultural
15:00h – Oficinas
17:30h – Encerramento (Feira/Construção do relatório / Plano de ação)
18:30h – Jantar
19:30h – Painel para construção da Agricultura Familiar e visitação aos stands
Fonte: Ascom/Seagri
A nossa região esteve representada por Lindomilson Conceição e companheiros da luta do Sisal, em Várzea Nova, apresentando a criação da Cooperativa dos Sisaleiros desta vizinha cidade.
Em um manifesto nas redes sociais, o Dr. Osvaldo Santos, advogado que acompanha o processo de criação, assim expressou-se:
Prezados Lindomilson e Hernani Macedo,
Gostaria de parabenizá-los pelo incrível esforço e dedicação na criação da cooperativa dos trabalhadores no sisal. O empenho e a visão de vocês têm sido fundamentais para transformar a realidade de muitos trabalhadores, promovendo melhores condições de trabalho e oportunidades para todos.
A criação da cooperativa é um grande marco, fruto do trabalho árduo, da perseverança e do compromisso com a comunidade. Vocês estão não apenas fortalecendo a economia local, mas também inspirando outros a seguir o exemplo de união e cooperação.
Que essa cooperativa continue a crescer e a prosperar, trazendo ainda mais benefícios para todos os envolvidos. Parabéns por essa conquista significativa e por serem verdadeiros líderes na luta pelo bem-estar dos trabalhadores.
Com admiração e respeito,
Dr. Osvaldo Santos