No vídeo, a fala não condiz com a avaliação:
Na última segunda-feira, a Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Tribunal de Contas da União e pelo Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), divulgou as avaliações do RADAR DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA NACIONAL. E a cidade de Morro do Chapéu, teve um dos piores resultados da região, tendo o índice de transparência de 39,79%, atendendo apenas 51,52% dos itens essenciais. Ficando atrás de cidades como Várzea Nova, Jacobina, Ourolândia, América Dourada e Irecê.
Os municípios podem ser consultados neste link, só escolher a UNIDADE GESTORA: Prefeitura, Câmara ou Tribunal.
https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/radar-da-transparencia-publica/panel.html
O resultado foi apresentado durante o seminário “Transparência em foco: controle e participação social”, realizado nesta segunda-feira (13/11).
Números da Prefeitura:






















O Radar é uma ferramenta desenvolvida pela Associação dos Membros dos Tribunais de Contas do Brasil (Atricon), pelo Tribunal de Contas da União e pelo Tribunal de Contas do Estado do Mato Grosso (TCE-MT), a partir do Levantamento Nacional de Transparência Pública, realizado em conjunto com os demais Tribunais de Contas e outras entidades parceiras. O site permite consultar a situação de cada instituição fiscalizada e acompanhar a evolução das ações voltadas ao aprimoramento da transparência.
Entre os Poderes, foram avaliados 4.116 órgãos do Executivo, com resultado médio de 59,7% de transparência. No Legislativo, 3.777 instituições foram avaliadas, e a média foi de 55,6%. No Judiciário, o índice de transparência ficou em 78,7%, referentes às 27 entidades avaliadas.
Números da Câmara de Morro do Chapéu:
RANKING DA TRANSPARÊNCIA PÚBLICA REGIÃO
UNIDADE GESTORA | ÍNDICE | ITENS ESSENCIAIS | NÍVEL
Câmara de Várzea Nova | 86,05% | 100% | Selo OURO
Câmara de Morro do Chapéu | 35,21% | 66,67% | Básico
Câmara de Miguel Calmon | 35,53% | 9,52% | Básico
Câmara de Ourolândia | 33,44% | 47,62% | Básico
Câmara de Umburanas | 32,10% | 57,14% | Básico
Câmara de Jacobina | 00,00% | 00,00% | Sem Participação












A metodologia da avaliação dos portais prevê a verificação de pelo menos 200 itens de avaliação em cada um dos sites. Ao todo, 1.303 organizações tiveram os melhores níveis de transparência e foram certificadas. Dessas, 239 receberam o Selo Diamante, 492 foram classificadas com o Selo Ouro e 572 com o Selo Prata. As demais foram classificadas nos níveis elevado; intermediário; básico e inicial.
Para o presidente da Atricon, Cezar Miola, o programa lança luz acerca do que acontece nos ambientes das estruturas administrativas. “Este é um trabalho que movimentou milhares de agentes públicos de todos os estados e do DF, ao longo de muitos meses. Nós não queremos fechar portas na administração pública. Queremos transparência, visibilidade, controle social, participação, análise crítica, e olhar as perspectivas de melhoria como algo positivo para o sistema”, avaliou.
Os principais desafios para a evolução do programa, apontados pelos especialistas durante o seminário, são fortalecer e ampliar parcerias, avançar na disponibilidade, qualidade e utilidade das informações públicas, além de padronizar o portal de transparência como modelo para as unidades gestoras.
O seminário teve painéis com representantes da Controladoria-Geral da União (CGU), Senado Federal, Transparência Internacional, Observatório Social do Brasil, ministérios, agências reguladoras e membros da academia.
Participaram da mesa de abertura o presidente do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC), Luiz Antônio Guaraná, o conselheiro do Tribunal de Contas do Mato Grosso, Antônio Moraes, o presidente do Comitê de Sistematização da Administração Pública do Instituto Rui Barbosa, Reginaldo Ennes, e o presidente da Associação Brasileira dos Tribunais de Contas dos Municípios (Abracom), Joaquim Alves.
PROGRAMA NACIONAL DE TRANSPARÊNCIA PÚBLICA
A iniciativa faz parte de uma série de ações do Programa Nacional de Transparência Pública (PNTP), da Atricon. As ações do programa são voltadas à ampliação da transparência das informações do Poder Público. O TCU aderiu ao PNTP em 2022, com o objetivo de contribuir para a prevenção da corrupção e o fortalecimento da democracia.
A ação tem o apoio do Instituto Rui Barbosa (IRB), da Associação Brasileira de Tribunais de Contas de Municípios (Abracom), do Conselho Nacional de Presidentes dos Tribunais de Contas (CNPTC) e do Conselho Nacional de Controle Interno (Conaci).
LRN
Fonte:https://radar.tce.mt.gov.br/extensions/radar-da-transparencia-publica/panel.html
1 comentário em “Transparência: Prefeitura e Câmara de Morro do Chapéu não fazem mais que o básico”
Logo logo a prefeita farrista estará fazendo festas ou reuniões para mentir descaradamente com seus feitos inexistente e tentar enganar a população de Morro do Chapéu-BA.
Morro do Chapéu, abra os olhos essa mulher não que bem pra cidade e muito menos para os pobres .