As cem escolas públicas do país com melhor desempenho educacional nos anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) são todas do Nordeste. O Ceará concentra o maior número de unidades que lideram o Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), principal indicador de qualidade da educação do Brasil.
Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira (14) pelo ministro da Educação, Camilo Santana, e Manuel Palácio, presidente do Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais).
Das 100 escolas com melhores resultados, 67 são escolas públicas do Ceará, 32 são de Alagoas e uma de Pernambuco. A média dessas unidades é muito superior à dos colégios particulares do país, que foi de 7,2.
No Ideb 2023, 21 escolas municipais atingiram a nota máxima do indicador, que varia de 0 a 10. A cidade de Sobral (CE) reúne cinco das unidades com média 10 no Ideb.
Mucambo, Pires Ferreira e Cruz, também no Ceará, têm duas unidades com nota máxima. Coruripe (AL) tem duas escolas com média 10.
A média do Brasil nos anos inicias chegou a 6 no Ideb de 2023, alcançando a meta que era prevista para 2021. Entre as escolas da rede pública, a média foi de 5,7 – ligeiramente abaixo do projetado, que era de 5,8.
Os três estados com melhor resultado nessa etapa de ensino seguem uma política semelhante: um sistema organizado de colaboração, entre estado e municípios, a inspiração e adaptação de experiências exitosas e a reação pedagógica diante dos resultados de índices educacionais.
O sistema de colaboração usado por esses estados surgiu com o Paic (Programa de Alfabetização na Idade Certa) a partir de 2007. O plano é apontado como um dos responsáveis pelos resultados positivos a que chegaram as escolas do Ceará e que depois foi replicado em outras redes.
Outro ponto central da política do Ceará foi a criação do ICMS Educacional, que inspirou mudanças na lei do Novo Fundeb. A regra estabelece a distribuição de ao menos 10% da cota municipal do ICMS (Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços) de acordo com indicadores de melhoria na aprendizagem e na equidade do sistema educacional.
ENTENDA O IDEB
O que é?
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica foi criado pelo Inep em 2007 para medir a qualidade do aprendizado nacional e estabelecer metas para a melhoria do ensino. O indicador é calculado para cada escola, município e estado, além de ter médias nacionais.
Como é calculado?
O Ideb é formado por dois fatores: desempenho dos estudantes no Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica); as provas de matemática e português são aplicadas a cada dois anos taxas de aprovação escolar Com esses dois componentes é calculado o índice, que varia de 0 a 10.
O Ideb estabelece metas?
Sim. Quando o indicador foi criado, foram estabelecidas metas para ser alcançadas até 2021: para os anos iniciais do ensino fundamental (do 1º ao 5º ano) a perspectiva era que o país alcançasse uma média igual ou superior a 6. Para os anos finais (do 6º ao 9º ano), a meta era alcançar a média de 5,5 Já ara o ensino médio, a meta era de 5,2 pontos. Cada escola também teve metas calculadas individualmente.
Escolas com nota 10:
Alagoas
Vereador José Wilson Melo Nascimento (Coruripe)
Professora Maria Rocha Santos Silva (Coruripe)
Professora Marcia Neusilene Da Trindade Batista (Teotônio Vilela)
José Pereira de Andrade (Teotônio Vilela)
Doutor José de Medeiros Sarmento (União Dos Palmares)
Ceará
Escola Nossa Senhora da Paz (Coreau)
Joao Evangelista da Cruz (Cruz)
Macário José de Farias (Cruz)
Renascer (Itapiúna)
Antônia Ferreira dos Santos (Mucambo)
Jose Domingos de Alcântara (Mucambo)
Francisco Severiano Sousa (Novo Oriente)
Francisco Ferreira Santiago (Pires Ferreira)
Alzira Maria de Araújo (Pires Ferreira)
Leonilia Gomes Parente (Sobral)
Raimundo Santana (Sobral)
Mocinha Rodrigues (Sobral)
Antenor Naspolini (Sobral)
Antônio Custodio de Azevedo (Sobral)
Pedro Afrodísio Nogueira (Solonópole)
Pernambuco
Manoel Leandro de Morais (Custódia)
Com informações do UOL
Fonte: sinprocampinas.org.br