Técnica em enfermagem do Hospital de Irecê vence câncer de mama e transforma sua experiência em livro e documentário

BRASIL DIA-A-DIA REGIONAL

Foto: HRI

Uma história de fé e superação tendo como base a vivência de Anastácia Andrade, técnica em enfermagem do Hospital Regional Dr. Mário Dourado Sobrinho (HRMDS) – Hospital Regional de Irecê, se transformou no livro “Eu sou maior que o câncer” (2023) e agora ganha adaptação em documentário com lançamento no início deste mês. Fomentado através do Projeto de Lei Paulo Gustavo e produzido pela Vila Ventura Filmes, o audiovisual teve cenas gravadas no Hospital de Irecê, unidade administrada pelas Obras Sociais Irmã Dulce (OSID), onde Anastácia trabalha há 13 anos, atuando atualmente na UTI Pediátrica.

A narrativa volta ao ano de 2021, quando em meio a pandemia de COVID-19 Anastácia descobriu que estava com câncer de mama. Junto ao diagnóstico vieram o medo e a incerteza, porém ela nunca perdeu a fé e a esperança de que conseguiria vencer a doença. “O medo de morrer era constante em minha vida, mas eu nunca o deixei ser maior que minha fé em Deus e hoje estou aqui realizando os sonhos de poder contar minha história através do meu livro e de participar de palestras e eventos, como a Bienal do Livro Bahia, em Salvador. Também recebi convites para participar da Bienal de São Paulo e do Salão do Livro, em Genebra, além de gravar um documentário para ajudar outras pessoas nessa caminhada contra o câncer”, conta.

Durante as gravações do documentário, realizadas no início de março e no final de junho, algumas imagens foram feitas na unidade hospitalar, onde Anastácia gravou depoimentos emocionantes com sua médica oncologista, Priscila Andrade, que integra a equipe da Unacon/HRMDS, e com a coordenadora da UTI Pediátrica, Fernanda Moitinho, com quem pôde contar nos momentos de angústia, durante o diagnóstico e tratamento da doença.

“Foi uma grande emoção, alegria e gratidão gravar no Hospital Regional de Irecê, onde trabalho como técnica em enfermagem desde 2011. Agradeço a todos que se fizeram presentes em minha vida, desde o diagnóstico até os dias de hoje. Agradeço muito aos amigos, colegas de profissão e a todos os colaboradores do hospital que não soltaram a minha mão. Que Deus abençoe cada um de vocês”, declara. “Anastácia é uma pessoa que traz muita inspiração e nos ensina muito. Anastácia é fortaleza e transmite muita luz através da sua fé em Deus. Sua força e exemplo de vida representam a própria cura”, compartilha Fernanda Moitinho.

Fonte: Ascom – HRI

centralnoticia.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *