Após a publicação e informação pelo LRM, a Secretaria de MeioAmbiente de Morro do Chapéu esteve no local do atropelamento da onça, cuja matéria você recorda aqui:
Morro do Chapéu – BA: Espécie com risco de extinção, Suçuarana é atropelada e morre na ba – 114
Em sua rede social, a secretária Ana Raquel fez a seguinte publicação:
‘É com muito pesar que a FAUNA do Morro do Chapéu sofre uma grande perda nesta segunda-feira (22/07/2024).
Após Denúncia, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH) se dirigiu até a BA 144, para averiguar o atropelamento de uma onça parda (Puma concolor), sendo constatado o óbito do animal e identificado que se trata de uma fêmea da espécie, em idade juvenil.
A SEMARH entrou em contato com o Programa Amigos da Onça (@amigosonca) e o ICMBio, para fazer a doação do animal e no final do dia, prepostos do Instituto Chico Mendes estiveram na SEMARH para receber o animal como doação pelo Município de Morro do Chapéu para estudos.
Agradecer ao veterinário Flávio Souza que atendeu a nossa solicitação com relação a constatação do óbito e conservação correta do animal.
A jovem onça será destinada ao Centro de Manejo de Fauna da Caatinga – Cemafauna/Univasf (@cemafauna) que em parceria com o ICMBio já desenvolve ações focadas em conservação e preservação da fauna silvestre da região de Morro do Chapéu e da Caatinga, principalmente as ameaças de extinção, como é o caso da onça parda.’