Santuário de Seu Daniel é inaugurado na comunidade de Barra II em Morro do Chapéu – BA

Na noite do último sábado, 17 de maio, a Comunidade Quilombola de Barra II, no município de Morro do Chapéu (BA), viveu um momento de grande emoção e significado com a inauguração do Santuário de Seu Daniel de Preto-Velho. A cerimônia marcou oficialmente a abertura de um novo Ponto de Cultura dedicado à preservação da memória do benzedor morrense Daniel Rodrigues do Carmo, carinhosamente conhecido como Seu Daniel.

O espaço integra as ações do projeto “Memórias da Casa de um Preto-Velho”, que tem como objetivo valorizar e transmitir saberes ancestrais ligados às práticas de cura, espiritualidade e resistência das religiões de matriz africana. A iniciativa do umbandista Nathan Rocha, conta com apoio financeiro do Ministério da Cultura, via Política Nacional Aldir Blanc, Secretaria Municipal de Cultura e Turismo por meio do edital 06/2024, e do Terreiro de Umbanda Mensageiro dos Ventos (TUMV), também localizado na comunidade.

O evento reuniu moradores locais, representantes do poder público municipal, lideranças religiosas e culturais, além de convidados que, mesmo diante do frio típico da região, marcaram presença para fortalecer esse marco histórico e espiritual. Durante a cerimônia, foram realizadas falas de homenagem, momentos de oração e expressões artísticas que exaltaram a importância de Seu Daniel como símbolo de fé, cuidado e ancestralidade.

O novo Ponto de Cultura, que tem 111 itens originais catalogados, se propõe a ser um espaço aberto à comunidade, com atividades formativas, encontros espirituais e ações voltadas à valorização da cultura afro-brasileira, especialmente os saberes dos Pretos-Velhos, tão presentes nas tradições de terreiro.

 

Fotos: Jean Calhau

 

Compartilhe

SIGA-NOS

PUBLICIDADE

MORRO DO CHAPÉU

plugins premium WordPress