Projeto Bichos do Morro convida:

BRASIL DIA-A-DIA MORRO DO CHAPÉU POLÍTICA REGIONAL

Cruz das Almas sedia o Interconectar Humanos, Fauna e Caatinga! Evento híbrido.

Com um olhar para a transição energética e conservação ambiental, acontece em Cruz das Almas – BA, nos dias 27 a 29 de agosto de 2024, a jornada “Bichos do Morro”, que será realizada no auditório da Biblioteca da UFRB. O evento reunirá especialistas, autoridades públicas, educadores, além da comunidade local em um evento presencial e virtual inovador que explora os impactos da transição energética na caatinga, com foco na energia eólica.

A jornada “Bichos do Morro” é uma iniciativa do Projeto Bichos do Morro, liderado pelos professores Dr. Vanderlei Veloso e Dr. Gustavo Schacht — ambos docentes da UFRB. Este projeto desenvolve pesquisa, extensão e divulgação científica focada nos mamíferos e na biodiversidade da Chapada Diamantina, em Morro do Chapéu. Contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), a jornada é realizada em parceria com o Instituto de Geociências da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), representado pela Profa. Dra. Karine Bueno Vargas.

Palestras e Minicursos

A jornada contará com a participação de pesquisadores renomados, como o Dr. Rodrigo Massara da UFMG, que apresentará a palestra de abertura “Desafios e Estratégias para a Conservação de Mamíferos de Médio e Grande Porte na Caatinga”, seguida por um minicurso técnico. Além disso, a Dra. Karine Vargas da UFRRJ e a Dra. Carolina Esteves do Instituto Pró-Carnívoros oferecerão minicursos sobre temas essenciais para a conservação e pesquisa em biodiversidade.


Imagem: Banner de divulgação do evento.
Design: Flávia V. Costa, ADECCUA.

Um Chamado à Ação

Mais do que um evento, a Jornada Bichos do Morro representa um movimento. Durante três dias, especialistas, autoridades públicas, educadores, estudantes e a comunidade local se reunirão para discutir e aprender sobre os impactos da transição energética, especialmente da energia eólica, na Caatinga. Este evento híbrido é uma plataforma para compartilhar conhecimentos, contribuir para a criação de políticas públicas eficazes e promover práticas sustentáveis que assegurem a coexistência harmoniosa entre humanos e a fauna silvestre.

 


Foto: Caminhada por trilha para instalação das câmeras Trap, utilizadas para
captura e imagens dos animais no seu dia-a-dia, tanto pela manhã como pela noite.
Autora: Lorrane Santos Vieira.

 

Iniciativa do Projeto Bichos do Morro

A Jornada Bichos do Morro é uma iniciativa do Projeto Bichos do Morro, liderado pelos professores Dr. Vanderlei Veloso e Dr. Gustavo Schacht da UFRB. Este projeto desenvolve pesquisa, extensão e divulgação científica focada nos mamíferos e na biodiversidade da Chapada Diamantina, em Morro do Chapéu. Contando com o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (FAPESB), a Jornada é realizada em parceria com o Instituto de Geociências da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), representado pela Profa. Dra. Karine Bueno Vargas.

 

Participação Internacional

A Jornada contará com a valiosa contribuição de pesquisadores internacionais de Portugal, com vasta experiência na interface entre humanidades e biodiversidade. A Dra. Cláudia Martins, Pesquisadora da Aliança Tropical de Pesquisa pela Água (TWRA, sigla em inglês), apresentará a palestra magistral “Dimensão humana da relação entre a fauna e as comunidades da Caatinga”. Já o Dr. Nuno Negrões, do Instituto de Ciências Sociais da Universidade de Lisboa, incentivará a comunidade científica e acadêmica a explorar novas formas de comunicação com a palestra “Comunicação científica: hora de sair da bolha e divulgar ciência”.

Objetivos e Programação

Durante três dias, os participantes terão acesso a uma agenda diversificada, incluindo palestras, mesas redondas, minicursos e a apresentação online de resumos científicos selecionados. O evento visa ampliar a conscientização sobre os efeitos da transição energética no habitat, biodiversidade e bem-estar das comunidades locais.

Palestras e Minicursos

A Jornada contará com a participação de pesquisadores renomados, como o Dr. Rodrigo Massara da UFMG, que apresentará a palestra de abertura “Desafios e estratégias para a conservação de mamíferos de médio e grande porte na Caatinga”, seguida por um minicurso técnico. Além disso, a Dra. Karine Vargas da UFRRJ e a Dra. Carolina Esteves do Instituto Pró-Carnívoros oferecerão minicursos sobre temas essenciais para a conservação e pesquisa em biodiversidade.

Sobre a Jornada Bichos do Morro

A Jornada Bichos do Morro não se limita a discutir os desafios da transição energética na Chapada da Diamantina; ela visa estabelecer um modelo de colaboração entre diferentes setores da sociedade para enfrentar esses desafios de maneira sustentável.

Contato para Imprensa

Para mais informações sobre o evento, entre em contato com Flávia V. Costa pelo e-mail flaviavitoria.adeccua@gmail.com ou pelo telefone (91) 9 8761-3474. Para detalhes sobre o Projeto Bichos do Morro e a UFRB, contate o Prof. Dr. Vanderlei Veloso pelo e-mail vanderlei.veloso@ufrb.edu.br .

Siga-nos no Instagram: @bichosdomorro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *