Procissão do Fogaréu acontece nesta quinta feira Santa em M. do Chapéu!

A Procissão do Fogaréu é uma tradicional procissão católica que encena a prisão de Jesus Cristo. Os penitentes, vestidos em indumentária especial representam soldados romanos, quando saem para prender Jesus logo após a celebração da última ceia, por esse motivo a procissão acontece na Quinta Feira Santa.

A indumentária utilizada pelos penitentes caracteriza-se por uma túnica comprida e e por um longo capuz cônico e pontiagudo, guardando fortes semelhanças com as vestimentas que ainda hoje são comuns nas celebrações da semana santa na Espanha. Trata-se, com efeito, de um traje de origem medieval, o qual era costumeiramente utilizado por penitentes que assim podiam expiar seus pecados sem ter que revelar publicamente sua identidade.

(Foto: Sectur/M. do Chapéu)

Em nossa cidade o grupo do Terço dos Homens realizará mais uma vez a referida Procissão, na programação acontece a Missa do Lava Pés na Igreja Matriz as 19h30 e logo em seguida às 22h00 a procissão sai do Bairro da Capelinha percorrendo as principais ruas da cidade e terminando no Santuário Nossa Senhora da Graça. Esse ano um atrativo a mais para os fieis e turistas que estão na cidade é a reforma da Capela de Senhor do Passos que foi toda reformada, ganhou praça, iluminação e um lindo cruzeiro iluminado.

(texto: morronoticias)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.