Prefeitura de Morro do Chapéu proíbe aparelhos eletrônicos por 30 dias em escolas municipais

A Prefeitura de Morro do Chapéu, localizada na região da Chapada Diamantina, decidiu proibir durante o prazo de 30 dias, a entrada e uso de aparelhos eletrônicos como celular, tablet, pulseiras e relógios inteligentes, assim como o protetor auricular e fones de ouvido por alunos das escolas do sistema municipal de ensino. A decisão faz parte de um conjunto de oito medidas para ampliar a segurança nas escolas municipais, entre elas o reforço do Programa Ronda Escolar e do controle de acesso às instituições.
O pacote de iniciativas foi anunciado nesta sexta-feira (14) também proíbe, neste mesmo prazo, a entrada de estranhos à comunidade escolar sem prévia autorização do diretor, tais como visitas aleatórias, ambulantes, vendedores, entre outros.
Estão previstas ainda a capacitação e orientação das equipes de profissionais das unidades escolares quanto aos protocolos para garantia da segurança e bem-estar dos estudantes e a realização de orientações aos pais e toda comunidade escolar para combate à desinformação, informações falsas e publicações de autoria desconhecida, além da checagem da veracidade das notícias. Também haverá a ampliação da rede de videomonitoramento na rede municipal e o planejamento de estratégias de segurança em toda a comunidade escolar, além do fortalecimento da cultura da paz.

Na Bahia, o trabalho conjunto das polícias Civil e Militar resultou nas apreensões e prisão de 30 adolescentes, criança e adulto envolvidos com a produção e disseminação de fake news ou por levar armas brancas ou simulacros de pistola para escolas.
Ações de inteligência e de patrulhamento foram ampliadas nas redes sociais (WhatsApp, Instagram, Facebook e Discord) e no entorno das instituições de ensino, respectivamente.
Informações sobre grupos ou possíveis autores podem ser repassadas através do Disque-Denúncia da SSP, no telefone 181. As informações são tratadas pela Superintendência de Inteligência e imediatamente repassadas para as forças policiais.
Fotos, prints e vídeos também podem ser enviados através do site do Disque Denúncia (www.disquedenuncia.com).
Outra forma de repassar informações é via o site https://www.gov.br/mj/pt-br/escolasegura do Ministério da Justiça.

http://vinnypublicidade.com.br

1 comentário em “Prefeitura de Morro do Chapéu proíbe aparelhos eletrônicos por 30 dias em escolas municipais”

  1. Certamente deve haver um estudo prévio para levar o município de Morro do Chapéu a adotar essa medida; estudo baseados em indícios, fatos e pesquisa que ateste esse medida extrema. Essa não é uma decisão fácil, vistos que os eletrônicos vem se tornando um apêndice do corpo. Tomara que essa decisão não possa trazer efeitos colaterais ou retrocesso. Rezo para que esses 30 dias não se torne regra , outras vias que não tragam tanto ônus ao corpo discente precisamos ser considerados . Esse debate precisa urgentemente envolver a sociedade.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress