Povos da Mata/Núcleo Raízes do Sertão entregou Certificação Orgânica para produtores Agroecológicos de Morro do Chapéu, Bonito e Utinga

CLASSIFICADOS DIA-A-DIA ECONOMIA MORRO DO CHAPÉU POLÍTICA REGIONAL

No dia 08 de junho foi realizada a entrega dos certificados do escopo de produção orgânica primária vegetal a 19 unidades produtivas, envolvendo 52 CPFs de agricultores e agricultoras agroecológicos/as do Território da Chapada, no Pré Núcleo Chapada Norte vinculado ao Núcleo Raízes do Sertão/Associação Povos da Mata de Certificação Participativa.

Os agricultores/as passaram por formação continuada para compreender o processo do controle social que uma certificação participativa exige; realizaram as visitas de pares e receberam as visitas de olhar externo, o que deu parecer favorável à certificação destes agricultores organizados em grupos. Ao todo, o Pré Núcleo possui 4 grupos. O Grupo Flor do Café do Município de Bonito; O Grupo Orgânicos Utinga, do Município de Utinga e os Grupos Cambuí e Mundo Orgânico do Município de Morro do Chapéu.

A certificação orgânica através de SPG (Sistemas Participativos de Garantia) vem crescendo bastante no Brasil e principalmente na Bahia através da OPAC Povos da Mata. É uma oportunidade para a agricultura familiar de base agroecológica conseguir certificar seus produtos e expandir seu processo de comercialização; além de formar uma rede de articulação de saberes que fortalece todo o sistema de produção sustentável para o planeta e para as pessoas que consomem os produtos.

A formação do pré núcleo foi uma iniciativa do Grupo Cambuí de Morro do Chapéu que sentiu interpelado pelas solicitações dos municípios próximos, e teve o apoio do Núcleo Raízes do Sertão, do Banco do Nordeste/Prodeter; Secretaria de Agricultura de Bonito e de Morro do Chapéu, através do companheiro Fabinho, contando também com a experiência do Sítio Arcanjo.

Dessa forma, a região está contemplada com a certificação participativa por SPG, podendo receber mais agricultores e agricultoras para o processo e consequentemenete expandir esse trabalho tão valioso para a segurança alimentar da população destes municípios.

O Pré Núcleo Chapada Norte tem uma coordenação compartilhada e quem assume são os agricultores Alberto Martins Farias; Erico Sampaio de Souza e Ana Lídia Macedo Camacam.

Esse foi mais uma Ação do PRODETER atraves do Plano de Ação Territorial da Agroecologia (PAT da Agroecologia) através da Certìficadora Povos da Mata/Núcleo Raizes do Sertão, onde criamosno Pré Núcleo Chapada Norte com 4 grupos de produtores Orgânicos, sendo 2 em Morro do Chapéu, Cambuí e Sementes, um em Bonito Flor do café e um em Utinga, Orgânicos de Utinga.

O grupo teve acesso a Oficinas e Cursos de formação em Agroecologia munistrados pelo Sebrae e pela Bahiater, dentre outras ações do PRODETER atraves do PAT Agroecologia da Chapada Diamantina.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *