Pedro Honorato escreve: União Repassa Mais de Seis milhões de Reais Para a Saúde de Morro do Chapéu, BA no 1º semestre 2018.

O Fundo Nacional de Saúde (FNS) é o gestor financeiro dos recursos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS), na esfera federal. Os municípios através do Fundo Municipal de saúde o FMS tem a missão de contribuir para o fortalecimento da cidadania, mediante a melhoria contínua das ações de saúde, devem buscar cotidianamente, criar mecanismos para disponibilizar informações para toda a sociedade, relativas a custeios, investimentos e financiamentos no âmbito do SUS.
Baseado em sua missão institucional, o Fundo Nacional de Saúde elaborou uma Cadeia de Valores, reformuladas para o Ciclo de Gestão 2016-2019.
No primeiro semestre de 2018 o fundo nacional de saúde repassou para os municípios do Brasil a quantia de 39.173.960.889.45 (trinta e nove bilhões cento e setenta e três milhões novicentos e sessenta mil oitocentos e oitenta e nove reais e quarenta e cinco centavos). Deste montante o município de Morro do Chapéu recebeu a quantia de R$ 6.005.211,46 (seis milhões cinco mil e duzentos e onze reais e quarenta e seis centavos).
Cerca de 1,6% para custeio das atividades de saúde no município em sua diversas ações, serviços e convênios tais como: Gestão do SUS, Atenção básica, Vigilância em saúde, Atenção de Alta Media Complexidade Ambulatorial e Hospitalar, Assistência Farmacêutica e Apoio Financeiro e Extraordinário.
As ações de saúde envolvem ainda custeio de aquisições de equipamentos para uso em prol da sociedade mediante apreciação e aprovação do controle social, ou seja, da câmara de vereadores e do conselho municipal de saúde a cada quatro meses com sessões abertas a comunidade para que possam entender e também participar das decisões; diferente da câmara de vereadores no Conselho Municipal de Saúde qualquer pessoas pode ter vez e voz, porém somente os conselheiros podem ter voto, portanto a participação das pessoas da comunidade é muito mais visível no conselho do que na câmara.
Pedro Honorato

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.