Pedro Honorato escreve: ‘UM PANORAMA DA SAÚDE MENTAL’

Você tem alguma queixa associada à ansiedade? Preocupa-se com diversas coisas e não conseguir impedir ou controlar essas inquietações, fica irritado facilmente ou tem dificuldade para relaxar? esses são alguns dos comportamentos provocados pela ansiedade identificados em mais da metade dos entrevistados de uma pesquisa realizada em setembro de 2023 pelo Panorama da Saúde Mental, divulgado pelo Instituto Cactus em parceria com a AtlasIntel.

A Organização Mundial da Saúde (OMS) apontou que o Brasil está entre os países com maior prevalência de ansiedade do mundo, quase 10% da nossa população convive com transtorno de ansiedade. O cenário reforça a importância de posicionar a saúde mental como um assunto central em nossa sociedade. A maioria das pessoas se sentirem nervosos, ansiosos ou muito tensas. Ao mesmo tempo, a maioria (55,8%) nunca procurou um profissional da saúde para lidar com questões relativas a transtornos de ansiedade.

Os transtornos mentais são a principal causa de incapacidade, causando incapacidade em um cada seis trabalhadores pesquisados. Outro índice é que pessoas com condições graves de saúde mental morrem em média 10 a 20 anos mais cedo do que a população em geral, principalmente devido a doenças físicas evitáveis não tratadas nestes tipos de pacientes.

O abuso sexual infantil e o abuso por intimidação são importantes causas da depressão. Desigualdades sociais e econômicas, emergências de saúde pública, guerra e crise climática estão entre as ameaças estruturais globais à saúde mental. A depressão e a ansiedade aumentaram mais de 25% apenas no primeiro ano da pandemia, no final de 2023 já ultrapassava os 35%.

Todas as regiões do Brasil são afetadas por grandes índices de doenças mentais, são diversas as causas que fazem as pessoas adoecerem, se você olhar do seu lado e reparar direito tem uma pessoa sofrendo de transtornos, o que fazer? Procure o sistema de saúde pública do município para lhe encaminhar a um Centro de Referência de Atenção Psicossocial CAPS.

 

Pedro Honorato

Profissional de Saúde, Morro do Chapéu – BA 

Compartilhe

SIGA-NOS

PUBLICIDADE

MORRO DO CHAPÉU

plugins premium WordPress