Pedro Honorato escreve: MORRO DO CHAPÉU REALIZA A CONFERENCIA DA SAUDE

Nesta quinta 30/03 a Prefeitura Municipal de Morro do Chapéu, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com o Conselho Municipal de Saúde, realizou a 8° Conferência Municipal de saúde com o tema: “Garantir Direitos e Defender o SUS, a Vida e a Democracia – Amanhã vai ser outro dia” como parte da etapa da 17ª conferência nacional de saude.

Dentre os objetivos da conferência está debater com enfoque na garantia dos direitos e na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS), da vida e da democracia. Assim como reafirmar e efetivar os princípios e diretrizes do SUS da universalidade, integralidade e equidade, para garantia da saúde com direito humano, com a definição de políticas que reduzam as desigualdades sociais e territoriais, conforme previsto na Constituição Federal de 1988, e nas Leis n° 8.080, de 19 de setembro de 1990 e n° 8.142, de 28 de dezembro de 1990.

Entre outros temas a conferencista Rita de Cassia representante do conselho de secretario municipais de saude da bahia falou da importância de levar mais informação sobre a saúde como direito humano. A saúde de qualidade é um direito de todos. Precisamos praticar o respeito e a empatia entre profissional e usuário do Sistema Único de Saúde. Os debates na etapa municipal são de fundamental importância para reforçar a atuação nos territórios e o direito humano à saúde.

O secretário municipal de saúde, Saulo Souza, enfatizou que a Secretaria municipal de Saúde, junto ao Conselho Municipal de Saúde, continuará traçando metas e ações que necessitem ser colocadas em prática para que as políticas de saúde se desenvolvam no município, para que possam ofertar serviços mais humanizados de grande qualidade.

O tema foi desenvolvido em eixos e subeixos e, com base nas discussões, foram elaboradas propostas que devem ser levadas às etapas estadual e federal, na 17ª Conferência de Saúde que será realizada de 2 a 5 de julho de 2023 pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS), juntamente com o Ministério da Saúde.

A conferência trouxe os eixos temáticos:

I O Brasil que temos. O Brasil que queremos;

II O papel do controle social e dos movimentos sociais para salvar vida;

III Garantir direitos e defender o SUS, a vida e a democracia;

IV Amanhã vai ser outro dia para todas as pessoas.

A programação da conferência contou com uma apresentação cultural, abertura e leitura do regulamento e a palestra com a temática central. A participação no evento foi marcante por parte dos trabalhadores e usuários do SUS, além de convidados e observadores.

Pedro Honorato

Profissional de saude

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress