Pedro Honorato escreve: ‘A IMPORTÂNCIA DE CUIDAR DA SAÚDE DO TRABALHADOR’

O trabalho também pode te deixar doente, existem inúmeros fatores que levam o trabalhador a adoecer, portanto, é aí que surge a importância da saúde no trabalho, setor que cuida da saúde do trabalhador.  Doenças relacionadas ao trabalho já são uma das principais causas de afastamentos de quase 250 mil funcionários todos os anos no Brasil. 

Esses números impactam não somente a vida do funcionário, mas também, na empresa, nos colegas e na família. Muitos trabalhadores sofrem com Lesões por esforço repetitivo (LERs), distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORTs), síndromes como Burnout, estresse, déficit na saúde mental e outros problemas de saúde que fazem parte das fileiras mais comuns do adoecimento do trabalhador. 

Episódios depressivos geram mais de 43 mil pedidos de auxílio-doença junto ao Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). O mesmo acontece com os transtornos ansiosos quase 30 mil casos, somando-se mais de 70 mil trabalhadores doentes no último ano. 

Entre as causas disso podem estar, Longas jornadas de trabalho, metas abusivas e excesso de atribuições, ambientes insalubres e outras exigências excessivas dos empregadores. Por isso o tema saúde do trabalho nunca esteve tão em destaque entre os órgãos públicos, empresas e instituições. 

Organizações públicas ou privadas que não investem em um bom ambiente de trabalho e na segurança e saúde de suas equipes, colocam seus trabalhadores e sua reputação em risco.

Ainda existe a possibilidade dos agravos à saúde ocorrer de forma coletiva em efeito dominó, isso é fato conheço equipes que na maioria já passaram por tratamento de saúde com efeito em outros profissionais. A Política Nacional de Saúde do Trabalhador criada pela união em agosto de 2012 envolve a vigilância, a promoção e a proteção da saúde dos trabalhadores. Mas os órgãos empregadores não aplicam essa obrigatoriedade funcional aos empregados, os sindicatos perderam a muita força em defender a saúde do trabalhador com objetivo reduzir a morbidade e a mortalidade em decorrência de doenças e acidentes de trabalho.

Seja no setor público quanto privado o empregador tem o dever de prover ambiente de trabalho não tóxico, para não ocasionar problemas na saude das pessoas e até mesmo acidentes, doenças mentais e muito mais. 

Pedro Honorato

Profissional de saúde

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress