Paciente morre em cadeira de UPA no Rio de Janeiro e revolta família: ‘Desumano’

Um homem morreu, na última sexta-feira (13), enquanto aguardava atendimento na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) Cidade de Deus, na zona oeste do Rio.

Nas redes sociais, circularam vídeos que supostamente mostrariam o paciente, jovem, desfalecido nas cadeiras da unidade, e, depois, sendo socorrido às pressas. As imagens, que são fortes, por isso não serão reproduzidas nesta reportagem.

A Secretária Municipal de Saúde (SMS) informou que, de acordo com relatos iniciais dos profissionais, tudo aconteceu muito rápido. O paciente estava lúcido e entrou andando na unidade, acompanhado por uma pessoa que informou não poder permanecer no local.

Dados do sistema mostram que a classificação de risco foi feita às 20h30, disse a SMS.

Poucos minutos depois, a equipe médica teria sido acionada pois o paciente se encontrava desacordado.

Ele foi levado à Sala Vermelha para atendimento, mas infelizmente não resistiu. Foi constatada parada cardiorrespiratória, afirmou a SMS. A secretaria não informou a idade da vítima.

O corpo foi encaminhado para o Instituto Médico Legal para apuração da causa do óbito. A direção da unidade lamentou o ocorrido e abriu uma sindicância para investigar o caso.

Funcionários foram demitidos e uma investigação foi aberta após o homem morrer enquanto esperava atendimento médico em uma Unidade de Pronto Atendimento no Rio de Janeiro. José Augusto da Mota, de 32 anos, foi sepultado em Mogi Guaçu no último fim de semana. A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro determinou a demissão de todos os que estavam de plantão no dia do episódio e denunciados nos respectivos conselhos de classe.

Compartilhe

SIGA-NOS

PUBLICIDADE

MORRO DO CHAPÉU

plugins premium WordPress