Faleceu por volta das 05:40h desta quarta-feira (06/11), o super centenário Irineu Lopes da Silva. com 111 anos de idade. Seu Irineu descansou por morte natural em sua residência no centro de Quixabeira, no no centro norte baiano.
Mesmo com a saúde debilitada, Seu Irineu ainda fez questão de ir às urnas e exercer sua cidadania nas eleições do 06 de outubro deste ano.
Seu Irineu sempre falava que o segredo para viver muito é deitar cedo, comer pouco, trabalhar, não comprar fiado, e não tomar nada emprestado.
De acordo com o documento Irineu Lopes da Silva, nasceu no dia 07 de fevereiro do ano 1913, na região onde hoje pertence o município de Quixabeira, no Estado da Bahia, então município de Jacobina. Ele é patriarca de uma família grande, contando com 10 filhos, além de uma centena de netos, bisnetos e tataranetos.
Seu Irineu foi tema de matéria exibida em fevereiro de 2015, no Programa Domingo Espetacular da Rede Record de Televisão, quando na ocasião já com 103 anos de idade, subiu uma caixa d’água na cidade de Quixabeira, com aproximadamente de 20 metros de altura. Quando completou 105 anos ele não subiu a pedido da família.
A longevidade de Seu Irineu e mais de uma dezena de moradores centenários de Quixabeira, fizeram com que o município fosse conhecido nacionalmente, numa matéria divulgada no Programa Domingo Espetacular da Rede Record, sendo a cidade batizada pelo saudoso jornalista Paulo Henrique Amorim, como “Terra dos Centenários”
Irineu era o patriarca de uma família tradicional de Quixabeira, sendo o sogro de Raulindo de Araújo Rios, três vezes eleito prefeito de Quixabeira, avô de Itamar Rios, ex-prefeito de Capim Grosso, e avô de Diley Lopes, vice-prefeito Eleito de Quixabeira.
O blog do Ril de Beto, que durante mais de uma década acompanhava a trajetória da figura folclórica mais longeva da Bacia do Jacuípe, lamenta com pesar o falecimento do “Homem da Caixa D’Água”.