Morro do Chapéu não apresentou indicadores satisfatórios

DIA-A-DIA BRASIL CLASSIFICADOS ECONOMIA ENTRETENIMENTO ESPORTES MORRO DO CHAPÉU POLÍTICA REGIONAL

Qualidade de vida é um conceito que varia de pessoa para pessoa, mas existem indicativos que são usados para calcular e rankear cidades e países, por exemplo. Com base nisso surgiu o Índice de Progresso Social (IPS), que revelou as 20 melhores cidades da Bahia.

O Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) e entidades parceiras lançaram, na quarta-feira (03/07), a primeira edição do Índice de Progresso Social Brasil (IPS Brasil), um estudo que abrange sobre os 5.570 municípios do Brasil, considerando Brasília (DF) e o distrito de Fernando de Noronha (PE).

A cidade de Irecê é a única da região que aparece na lista Top20, que figura na vigésima posição entre todas as cidades do Estado da Bahia com uma das melhores cidades com mais qualidade de vida.

Já Morro do Chapéu não apresentou bons indicadores puxando a média da cidade para baixo, que ficou com a média 56,14 – inferior à nota da cidade de Irecê 60,66. A cidade de Morro do Chapéu aparece na 3.656 dos 5.570 no ranking dos municípios avaliados.

Morro do Chapéu não apresentou indicadores satisfatório de acordo o cálculo do IPS Brasil 2024 que utilizou um total de 53 indicadores públicos de fontes oficiais e de institutos de pesquisa, como DataSUS, Instituto de Estudos para Políticas de Saúde, Conselho Nacional de Justiça, Mapbiomas, Anatel, CadÚnico, Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento, entre outras.

Para estipular a nota para a educação, levou em consideração os aspectos: Abandono no Ensino Fundamental, Abandono no Ensino Médio, Evasão no Ensino Médio, Distorção Idade-Série no Ensino Médio, Ideb Ensino Fundamental, Reprovação Escolar no Ensino Fundamental, além de aspectos que reflete na qualidade do Meio Ambiente, entre eles Áreas Verdes Urbanas, Índice de Vulnerabilidade Climática dos Municípios (IVCM), Supressão da Vegetação Primária e Secundária. Nesse sentido os indicas foram apontados como relativamente neutros ou fraco.

O desempenho de Morro do Chapéu surpreende negativamente se comparar o prêmio de melhor gestão pública entre as cidades da Bahia, concedido pelo Índice Governança Municipal (IGM) pelo segundo ano à gestora Juliana Araújo.

Índice terá periodicidade anual

O IPS Brasil usa uma metodologia internacional adotada desde 2014 para elaborar o Social Progress Imperative (IPS Global). O cálculo desse índice internacional, na versão de 2024, é obtido a partir de 57 indicadores provenientes de pesquisas globais conduzidas por instituições como Health Metrics and Evaluation, UN Departament of Economics and Social Affairs, Gallup Poll. O IPS Global oferece dados para 170 países, oferecendo insights cruciais sobre o progresso social em escala internacional.

Para traçar um quadro completo da qualidade de vida dos municípios do Brasil, o IPS avalia um conjunto de indicadores agrupados em três grandes dimensões (Necessidades Humanas Básicas, Fundamentos do Bem-estar e Oportunidades) e 12 componentes.

Para mais informações, acesse o site do IPS e confira o perfil de todos os municípios brasileiros: Link 

Fonte: .bahia360.com.br

#LeoRicardoNoticias #LRN#Noticias #LivedoLéo #Informação #Regional #Política #Limpeza #turismo #morrodochapeuba #recursopúblico #trânsito #cultura #ips

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *