Segundo apurou o MPF, a empresa IBRADESC, cobrou 5 mil reais por aluno ligado a atividade fim da educação municipal, para fazer curso de qualificação.
O MPF apurou ainda que, dos 303 alunos supostamente matriculados no curso, estavam funcionários de serviços gerais, porteiros, motoristas, cozinheiros e zeladores.
Diante das inúmeras discrepâncias encontradas no referido contrato, o MPF convocou para prestar esclarecimentos, além da empresa contratada, os servidores da Administração Municipal responsáveis pela contratação e fiscalização do contrato: .
A Procuradora da República, em Feira de Santana – BA, Srª Analu Paim Cirne Pelegrine, na publicação de 07 de março de 2024, convocou para depoimentos, Naylor Mendes Gomes Júnior – Procurador com poderes amplo até para movimentação de contas bancárias da IBRADESC, além do Presidente e Responsável legal – Sr. Marcos Antonio Chagas e Albuquerque, a Srª Secretária de Educação do Município de Várzea Nova – Valdenice Pimentel da Silva e o Sr. Luan Marques Gomes – Fiscal do Contrato