Governo anuncia nova estrutura da PM para reforçar segurança em Morro do Chapéu e todo o Estado

SALVADOR, BAHIA — Em um movimento estratégico para fortalecer a segurança pública, o governador Jerônimo Rodrigues assinou o Decreto nº 23.976 de 08 de setembro de 2025, que redefine a estrutura da Polícia Militar da Bahia (PMBA). A medida, que altera as sedes e cria novas unidades operacionais, visa ampliar o policiamento e a capacidade de resposta da corporação em diversas regiões.

O decreto, publicado no Diário Oficial do Estado, estabelece a criação de novos comandos de policiamento e batalhões, além de reorganizar companhias independentes para otimizar a distribuição do efetivo e dos recursos. A mudança abrange dezenas de municípios, com destaque para a criação de novos Batalhões de Polícia Militar (BPMs) em cidades como Feira de Santana, Candeias, Luís Eduardo Magalhães e Eunápolis.

Morro do Chapéu ganha reforço significativo com criação da 3ª CIPM
Uma das alterações mais aguardadas e que promete impactar positivamente a segurança no interior é a criação da 3ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM), com sede em Morro do Chapéu. A decisão eleva o status da unidade local, transformando-a em uma Companhia Independente e garantindo maior autonomia, um aumento no efetivo e mais recursos para o policiamento ostensivo.

Para o município de Morro do Chapéu e cidades vizinhas, a criação da 3ª CIPM representa um salto na capacidade de combate à criminalidade. A nova estrutura permitirá uma atuação mais focada e integrada, melhorando a segurança de moradores e visitantes na região.

Além disso, o decreto prevê a transferência de outras companhias independentes para cidades como Monte Santo, Xique-Xique, Conceição do Jacuípe e Cachoeira, reforçando o compromisso do governo em descentralizar e fortalecer o aparato de segurança em todas as microrregiões do estado.

Fonte: @TVChapada

Compartilhe

SIGA-NOS

PUBLICIDADE

MORRO DO CHAPÉU