Na manhã da última segunda-feira, 30, a Câmara de Vereadores de Gentio do Ouro anunciou que devolveu quase R$2,3 milhões aos cofres da prefeitura. O montante se refere às sobras do duodécimo constitucional, que é o recurso repassado pelo Poder Executivo para assegurar a autonomia administrativa e financeira do Poder Legislativo. O duodécimo está previsto no artigo 168 da Constituição Federal.
O anúncio foi feito pelo presidente da Câmara, vereador Gilliard Henrique, na presença do atual prefeito, Robério Cunha, do prefeito eleito, Cícero Elizeu, do vice-prefeito eleito Éverton Franca, e dos vereadores Kaká Durães, Neto de Milton e Sandro da Lavra Velha.
No total, a Câmara de Vereadores devolveu à prefeitura mais de R$2.283.000,00 (dois milhões, duzentos e oitenta e três mil reais) (somente em 2024). Parte desse recurso já foi utilizada antecipadamente pela gestão do prefeito Robério Cunha na aquisição da Casa de Apoio aos Pacientes em Salvador. O restante será utilizado para construir as tão sonhadas quadras poliesportivas dos povoados de Riacho do Cedro e Capim Grosso, na gestão do prefeito eleito, Cícero Elizeu.
Ao realizar a maior devolução de recursos da história do legislativo gentiourense, o Presidente Gilliard Henrique afirmou que deixa o mandato de vereador com sentimento de missão cumprida.
— Assumi o cargo de vereador presidente da Câmara de Gentio do Ouro para trabalhar pela nossa terra e para melhorar a vida do nosso povo. Sempre observei princípios básicos que norteiam a administração pública, como a eficiência, a moralidade e a economicidade. Em parceria com o Poder Executivo, nossos vereadores, nossos funcionários e nossa população, conseguimos fazer o mais difícil, que é investir e economizar recursos ao mesmo tempo. Muita gente não acreditava, mas nós provamos que isso é possível. Deixo o mandato de vereador com um sentimento de missão cumprida — disse Gilliard.
Fonte: @minutogentiodoouro