PERTENCIMENTO é aquilo que tem relação com o sentimento genuíno, é ter conhecimento de nossas raízes… É a percepção exata de alguém que, verdadeiramente, não faz parte de uma comunidade, de um grupo de famílias do lugar, da sua história e de suas tradições!!!
Pedimos desculpas aos nossos diletos assinantes e amigos que pela primeira vez em 107 anos de história, o seu jornal Correio do Sertão deixou de circular exatamente no dia do seu aniversário, no último dia 15 de julho, onde, tivemos que adiar a sua circulação justamente pelo fato de uma reunião que estava agendada com a sra. prefeita de Morro do Chapéu – Juliana Araújo na fatídica tarde do último dia 17 de julho…
É importante se frisar que, há exatos 04 anos atrás, a Família Correio do Sertão se reuniu com a então candidata à prefeita Juliana Araújo, apenas para que ela desse o devido suporte para a manutenção deste jornal. Ela então nos garantiu isto e afirmou dizendo “EU TENHO UM PROJETO PARA O CORREIO DO SERTÃO!!!”. (Foram testemunhas desta conversa o seu atual Vice-Prefeito – Vitor Araújo e o nosso saudoso primo Aliomar Rocha.
No entanto, passados então 04 anos, a sra. prefeita Juliana Araújo não cumpriu nada do que foi prometido!!! Já nesta mesma reunião do último dia 17 de julho de 2024, quando relatei para a Sra. Prefeita que estávamos com 05 meses de impressão em gráfica particular, sem assim efetuarmos o seu devido pagamento. (Vale frisar que, nestas últimas 05 edições, já impressas, todas elas enaltecendo e elogiando a sua atual administração municipal). Foi quando, humildemente, eu pedi para a prefeita “APENAS UMA AJUDA” para conseguirmos imprimir nossos jornais até que se passasse este período eleitoral, de 90 dias, ou seja, apenas 03 edições. A prefeita Juliana Araújo foi totalmente insensível ao nosso humilde pedido, quando a mesma foi enfática em sua resposta nos dizendo: “Eu não posso ajudar vocês em nada!!! Eu não posso incorrer na legislação eleitoral”. Neste sentido, ela poderia ao menos confiar e, de forma separada, apenas em nosso irmão Paulo Sérgio que é seu fiel escudeiro e ainda defensor, o qual vejo que deveria ser mais valorizado.
Acontece que para se manter um jornal nós temos nossas despesas, principalmente, com a sua impressão em gráfica particular. Este custo só faz aumentar os nossos débitos que já não são poucos… E, nestas últimas 05 edições recentemente impressas, nós contamos com a boa vontade da proprietária da gráfica pelas suas impressões. Enquanto isto, lamentavelmente, a Prefeitura de Morro do Chapéu só nos pagou apenas 01 mês: (maio) pelos nossos trabalhos neste ano de 2024.
É uma pena e lamentável que todos, exatamente, todos os ex-prefeitos e Presidente de Câmara de Morro do Chapéu, desde o ano de 1917 quando o Coronel Dias Coelho era ainda Intendente deste Município, sempre mantiveram seus contratos de publicidade com o nosso jornal Correio do Sertão e sempre pelo período de 12 meses consecutivos. Infelizmente, apenas agora com a chegada da prefeita Juliana Araújo que fomos obrigados a reduzirmos de 02 para 01 impressão mensal, logo o JORNAL IMPRESSO (esta que sempre foi e ainda é uma das marcas e bandeira deste nosso secular jornal).
Infelizmente, Apenas agora com a prefeita Juliana Araújo foi que deu-se fim ao nosso contrato de publicidade de 12 meses no ano, priorizando ela a terceirização dos nossos trabalhos: Isto porque entrou no caminho uma empresa de publicidade, empresa esta que recebe a porcentagem do valor do contrato, ou seja, por cada edição impressa esta empresa de publicidade recebe um valor; assim como também pelas ações da Prefeitura veiculadas em nosso Site de Notícias, desconta-se também mensalmente um valor. É importante que se saiba que a Prefeitura poderia sim e, de forma legal e contábil, continuar fazendo este mesmo contrato permanente e de 12 meses seguidos!!! Bastava querer!!! Sem assim descontar nada do nosso contrato com a terceirização dos nossos trabalhos.
Quando mesmo já se viram donos de jornais impressos serem ricos neste País?? A grande maioria dos jornais impressos fecharam suas portas antes mesmo da chegada das novas mídias e ainda mesmo no decorrer das décadas passadas). NÓS, SÓ LUTAMOS PELA SUA MANUTENÇÃO!!!. E é uma pena que, iremos presenciar brevemente nos comícios de Morro do Chapéu o custeio de altas despesas. E quanto custa mesmo uma valiosa adesão eleitoral? E quanto custa mesmo a manutenção deste jornal? E, na verdade, quanto custa mesmo apenas 03 edições impressas do nosso jornal em gráfica particular? (este que foi o nosso humilde pedido!!!).
Nesta mesma reunião do último dia 17 de julho, a prefeita Juliana Araújo nos falou de viva voz que “preferia manter um contrato de publicidade com os Sites Política Livre ou Bahia Notícias do que com o Site do Correio do Sertão”.
Por causa de uma coisa que partiu dela própria e prejudicou a minha família, nós pudemos ver alí a sua falta de humildade e nariz empinado que poderia ser relevado em nome da história do Correio do Sertão… Mas é bíblico quando se diz que “A SABEDORIA QUANDO É DEMAIS, ELA CRESCE E ENGOLE O DONO”.
Percebí ali que, eu, em nome do Correio do Sertão, não poderia mais me humilhar e falei a mesma que eu como diretor deste jornal teria então duas opções: “FECHAR POR DEFINITIVO O CORREIO DO SERTÃO OU MANTÊ-LO DE PÉ!!!”. Eu opinei por mantê-lo vivo e ao dizer que eu iria buscar apoio e ajuda dos nossos assinantes, dos filhos de Morro do Chapéu ou até mesmo da oposição à sua gestão; a prefeita Juliana (olhando nos meus olhos de maneira vingativa e irônica, talvez até para querer me intimidar) disse-me ela por duas vezes: “Tudo tem um retorno”. Prontamente eu lhe respondi: “Deixo claro aqui, Sra. Prefeita, que sei que és capaz de quase tudo, mas, eu não tenho medo, pois, eu tenho um Deus que sempre está comigo e a sociedade morrense que sabe de perto quem é a minha pessoa e a nossa história”.
É importante se frisar que, nesta mesma infeliz reunião, talvez por medo, subordinação ou conveniência à sra. Prefeita, o seu vice-prefeito e o atual presidente da câmara, na qualidade de “filhos desta terra”, nada falaram e em nada saíram em defesa do Correio do Sertão.
De agora em diante, este seu jornal Correio do Sertão necessita hoje, mais do que nunca, do apoio incondicional e financeiro de cada amigo, de cada assinante e de cada político ou partido de oposição à prefeita Juliana Araújo para assim darmos continuidade a este nosso secular periódico!!! E ainda sobre a lembrança desta tensa reunião do último dia 17 de julho, pudemos ver de perto e nos olhos o descaso e desdém por parte da prefeita Juliana Araújo para com este nosso humilde jornal. Pudemos enxergar alí a sua total FALTA DE PERTENCIMENTO para com a história de Morro do Chapéu!!!
Imensamente agradecido a cada um de vocês!!!
Edson Vasconcelos – Diretor
Fonte: jornalcorreiodosertao.com.br