Estreou: A benção, Seu Daniel: memórias da casa de um Preto-Episódio 1.

“A benção seu Daniel: memórias da casa de um Preto-Velho”, é o episódio I da série documental “Umbanda Afro-rural”, criada e dirigida pelo jornalista e umbandista Nathan Rocha.

A série pretende retratar as vivências e apresentar narrativas da história e resistência dos povos de terreiro, no município de Morro do Chapéu/BA. O episódio I, conta a história do Pai-de-Santo (Seu Daniel de Preto-Velho), e da sua casa de santo em si, narrada a partir das memórias de pessoas mais velhas, familiares, simpatizantes e frequentadoras da umbanda afro-rural.

A Casa de Seu Daniel de Preto-Velho é um tradicional terreiro de umbanda, que tem forte influência sincrética católica, com mais de 40 anos de existência, localizada na sede do município de Morro do Chapéu, na Chapada Diamantina.

É a partir dessas memórias ancestrais de luta e de resistência, que permeiam as vivências do povo de santo umbandista local, que a série pretende, ainda, propor uma reflexão sobre a importância da preservação e manutenção da religiosidade afro-brasileira no território de identidade da Chapada Diamantina/Bahia.

Ficha Técnica/Equipe:

Roteiro e Direção Nathan Rocha

Coordenação Nathan Rocha

Direção de Fotografia Dione Veloso

Assistente de Câmera Nathan Rocha

Pesquisa Nathan Rocha Edição Nathan Rocha

Música Original Seu Daniel

Elenco Dona Vane Daniela do Carmo Girlene do Carmo Lene Seu Aurélio Seu Daniel Seu Detinho

Making Off Dione Veloso Direção de Arte Dione Veloso

Transporte/Carro de Produção Dione Veloso

Produção de Locação Nathan Rocha

Locação Pé do Morro (Morrão) Morro do Chapéu – BA 2022

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *