Escola Quilombola de Velame é fechada pela secretaria de educação de Morro do Chapéu

A comunidade Quilombola de VELAME, zona rural de Morro do Chapéu-Ba, foi surpreendida com o fechamento da Escola Municipal Felicina Maria de Brito com o ano letivo em curso. A referida escola foi fundada no ano de 1986 na gestão do prefeito Wilson Mendes Martins e sempre esteve ativa, tendo nesses 37 anos de existência, contribuindo diretamente com a educação morrense, com o calendário cultural que empodera seu povo, seguido rigorosamente pela escola, fortalecendo o auto-reconhecimento, auto-estima de cidadãos críticos reflexivos e sabedores dos seus direitos. Contribuindo também na formação de muitos profissionais que estão atuando em diferentes profissões.

Desde o dia que foi informado pela secretaria que a Escola seria fechada, está tudo meio cinza, sem brilho, a sensação de ter perdido alguém muito querido, por capricho e perseguição.
O QUILOMBO DO VELAME, é a comunidade do vereador Luciano Lula do PCdoB que faz oposição à prefeita Juliana Araujo do PL. A prefeita Juliana Araujo, que sempre estudou em escolas particulares de Salvador recentemente, nomeou para assumir a secretária de educação a Sra. Márcia Almeida que nunca residiu na cidade de Morro do Chapéu.

Não consideraram o apelo feito pelos pais e responsáveis para o não fechamento da unidade escolar, descumpriram a lei 12960/2014, que versa sobre o não fechamento de escolas rurais, indígenas e quilombolas. Se quer consultaram o órgão normativo da educação municipal, o Conselho Municipal de Educação (CME), nem tão pouco manifestação do Ministério Público.

Chega a ser triste, uma gestão que diz que o amanhã é agora, vir fechar escola Quilombola, perseguir professor e ser cruel com a educação morrense.

Conquistamos nossos direitos com muito suor e não fugiremos à luta.

Resistiremos!

https://www.instagram.com/p/CuzcxyyubvT/?igshid=YTUzYTFiZDMwYg%3D%3D

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress