Criada em 1991, a Guarda Municipal de Várzea Nova teve a sua primeira formação, através de concurso em 1997, quando os homens assumiram seus honrosos postos.
Em 2012, o segundo concurso efetivou mais 4 homens e 2 mulheres, dentre eles Érika Cardozo de Carvalho.
Com a ascensão da atual gestão municipal, Érika passa a assumir o Comando da Guarda nos seus 44 anos de existência e 38 anos de trabalhos efetivos em prol da população varzeanovense, com a primeira Mulher e a inda Negra a galgar tal posto, através do Portaria nº 003 de 09 de janeiro de 2025.
Ao seu lado, a Comandante Érika contará com os trabalhos do Subcomandante Vicente Neto Pereira Maia, como também do Supervisor Denivaldo de Jesus Oliveira, ambos também estão ascendendo dentro da corporação pela primeira vez.
LRN questionou a Comandante sobre o que pode ser apresentado de novidade para seus comandados, assim nos respondeu: ’ Primeiro, pretendo trabalhar mantendo o princípio da igualdade nas escalas de trabalho, sem privilégios que acabam sendo revertidos em gratificação. Depois, já entramos com a proposta à gestão municipal para um curso de aperfeiçoamento e modernização, inclusive com aulas de tiro, apesar de entendermos que a legislação ainda não permite que Nossa Guarda ande armada, por conta da nossa população, mas, permitirá que o cidadão possa ter seu porte de arma, além de passarmos a usar o teaser – arma de choque. Queremos estimular a prática de exercícios físicos, necessários ao exercício da função, como também, buscar convênios que nos permitam motorizar a guarnição de serviço, fundamental para que possamos atender às demandas. ’
Natural de São Paulo, veio para a Bahia, povoado de Tamboril de Morro do Chapéu, aos 9 anos, onde viveu entre seus familiares até ir estudar em Morro do Chapéu, onde constituiu família, posteriormente vindo morar em Várzea Nova, onde permanece residente.
Sua ascensão ao posto acompanha a ocupação cada vez maior de cargos de liderança, como tem sido em várias outras cidades da região e no Brasil afora.
LRN a parabeniza pela conquista, desejando sabedoria e discernimento para conduzir os trabalhos!