No dia 10 de outubro, é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, com o objetivo de promover a conscientização sobre o tema
Dia Mundial da Saúde Mental (10 de outubro) é um dia internacional para a educação, conscientização e defesa da saúde mental global contra o estigma social.[1] Foi celebrado pela primeira vez em 1992 por iniciativa da Federação Mundial para Saúde Mental, uma organização global de saúde mental com membros e contatos em mais de 150 países.[2] Neste dia, todo mês de outubro, milhares de apoiadores vêm celebrar este programa anual de conscientização para chamar a atenção para as doenças mentais e seus principais efeitos na vida das pessoas em todo o mundo.[3]
História
O Dia Mundial da Saúde Mental foi celebrado pela primeira vez em 10 de outubro de 1992 por iniciativa do Secretário-Geral Adjunto Richard Hunter. Até 1994, o dia não tinha nenhum tema específico além da promoção geral da saúde mental e educação do público.
Em 1994, o Dia Mundial da Saúde Mental foi celebrado com um tema pela primeira vez, por sugestão do então Secretário-Geral Eugene Brody. O tema foi “Melhorando a qualidade dos serviços da saúde mental em todo o mundo”.[4]
O Dia Mundial da Saúde Mental é apoiado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) por meio da conscientização sobre questões de saúde mental, usando seus fortes relacionamentos com os ministérios da saúde e organizações da sociedade civil em todo o mundo. A OMS também apoia o desenvolvimento de material técnico e de comunicação.[5]
Uma pesquisa realizada pela Vittude revela que 33% dos colaboradores enfrentam algum tipo de transtorno mental em níveis severos ou extremamente severos. Entre as patologias consideradas estão ansiedade, depressão e estresse. Dos entrevistados, 14% apresentam níveis severos ou extremamente severos de ansiedade, 9% sofrem de depressão e 9% foram diagnosticados com quadros de estresse crônico. No dia 10 de outubro é comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental com objetivo de educar e incentivar a conscientização e defesa da saúde mental global contra o estigma social, que embora seja mais debatido atualmente, ainda é tratada como um tabu social, principalmente no mercado de trabalho.
Neste dia, para lembrarmos da importância de falar sobre o tema, separamos x empresas que focam em saúde mental nas organizações e como elas trabalham o assunto junto aos colaboradores.
1 – Ecossistema de saúde mental para empresas
A Vittude é referência no desenvolvimento e gestão estratégica de programas de saúde mental para empresas, sendo a parceira estratégica dos maiores empregadores do Brasil. Com um ecossistema de soluções inteligentes em saúde mental, desenvolve projetos apoiados em 4 pilares: diagnóstico, educação, clínica e inteligência. Além disso, a empresa também realizou a primeira premiação no Brasil que celebra iniciativas excepcionais na área de saúde mental corporativa: o Vittude Awards. A ação é voltada para executivos de RH, gestores de saúde corporativa e líderes das maiores empresas do país, que se dedicam a promover o bem-estar dos colaboradores dentro das organizações.
2 – Proesc
A Proesc.com, plataforma de gestão escolar on-line mais inovadora do mercado, oferece suporte para seus funcionários desde 2008 com uma preocupação genuína com o bem-estar dos Proesckers, como são chamados os colaboradores da edtech, e se vê no papel de prezar pela saúde mental dos seus talentos.
Por isso, entre os diversos benefícios oferecidos aos Proesckers, como plano de saúde, com foco em cuidar do físico e mental, Conexa Saúde, Gympass e parcerias com clínicas de saúde locais, sala de descompressão com videogame, redes, camas e espaço de relaxamento. A edtech disponibiliza o serviço de psicologia presencial na sede da empresa para os colaboradores, o profissional alocado na empresa fica à disposição para conversas, avaliações e diagnósticos dos colaboradores.
3- Newa
A Newa, empresa de consultoria em DE&I e saúde emocional para as organizações, oferece algumas sensibilizações para ajudar grandes empresas a discutirem mais sobre saúde mental e emocional, além de se conectarem com o seu propósito a partir da auto responsabilidade buscando ser um agente de transformação na sociedade. A consultoria conta com treinamentos e workshops para ensinar os líderes a desenvolverem estratégias de felicidade para seus colaboradores, e assim, impactar no seu bem-estar.
4 – Adeste
A Adeste, empresa que transforma subprodutos de origem animal em grandes negócios, conta, desde 2018, com o programa Vida e Prazer de Viver, cujo objetivo é levar informações de saúde e bem-estar para os colaboradores por meio de atividades como palestras e sensibilizações. Em 2020, a companhia aderiu a uma parceria com a IMND, plataforma online que é referência em saúde mental, para que os funcionários tivessem acesso ao serviço de psicologia. Desde então, a empresa oferece as primeiras 10 sessões de terapia de forma gratuita. Após essas 10 consultas, os funcionários interessados em dar continuidade ao tratamento têm condições e descontos especiais. Atualmente, o benefício é válido apenas para colaboradores, mas existe a ideia de estendê-lo para dependentes.
5- RoutEasy:
Para a RoutEasy, logtech que oferece soluções de gestão e otimização para e-commerces e varejo, garantir a saúde mental dos colaboradores é prioridade. Em seu cronograma de iniciativas recentes voltada para a causa, está a ação de Setembro Amarelo, que concedeu 4 sessões de terapia gratuitas no Zenklub para todo o time. Finalizados os atendimentos iniciais, um desconto será aplicado para proporcionar consultas ao valor fixo de até 70 reais para aqueles colaboradores que tiverem interesse em manter a terapia.
sistemas@mailingimprensa.com.br