ZUARTE JR. LANÇA EM MARÇO LIVRO ELETRÔNICO DE POEMAS

Projeto “Vestidinho de Vastidão” foi selecionado na Premiação Aldir Blanc da Fundação Pedro Calmon

O artista Zuarte Jr. lança no dia 10 de março um livro de poemas, intitulado Vestidinho de Vastidão. Programado para ser veiculado inicialmente nas plataformas digitais, o livro se vale desta ferramenta para promover e incentivar a leitura, e formar leitores de poesia. Com aproximadamente 150 páginas e em formato PDF, a obra ganha ilustrações do próprio autor, com prefácio inspirador de Bené Fonteles. O projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.
Foto Flávia Cirne

Mais conhecido por sua atuação como cenógrafo e figurinista de espetáculos de teatro da cidade, Zuarte já tem um livro publicado no seu currículo – Em Busca do Sol de Si, e já participou de algumas coletâneas. Vestidinho de Vastidão é sua primeira incursão pelo universo digital, ferramenta apropriada para o momento, e reúne poemas inéditos que falam de tempo, memórias, identidade, amor e transcendência. A partir de coisas simples, com leveza e bom humor, o autor busca externar lembranças de suas vivências da infância no interior da Bahia, e aborda temas como o mistério da existência e o espanto pelas pequenas belezas. Com a delicadeza própria dos poetas, se apropria das palavras de forma lúdica e oferece novas percepções, estabelecendo trocas e cumplicidades, em busca de traduções da subjetividade humana.

O projeto Vestidinho de Vastidão propõe outras ações, interligadas ao lançamento do livro, buscando atingir o maior número de pessoas. Faz uma conexão com a cidade de Morro do Chapéu, local de nascimento do autor, com o objetivo de incentivar a leitura e a percepção estética, além de estimular o desenvolvimento do pensamento crítico. Com a produção de 2 lives, uma delas totalmente voltada para a comunidade de Morro do Chapéu, o projeto amplia seu alcance, servindo de objeto de discussão e referência simbólica.

Outra ação proposta estabelece uma interface com a música e o teatro, através de poemas do livro interpretados por um ator e uma cantora, filmados e lançados em rede. Vale ressaltar que o ator convidado a integrar o projeto, Jarbas Oliver, graduado pela Escola de Teatro da Ufba, também é natural da cidade de Morro do Chapéu. Para interpretar o poema musicado, com arranjos de Luciano Salvador Bahia, o autor convidou a cantora Cláudia Cunha. O projeto gráfico e a edição do livro ficam por conta da P55 Edição, sob o comendo de André Portugal. A P55 é uma editora especializada em publicações de autores baianos.

O projeto Vestidinho de Vastidão traz a esse momento diferenciado a delicadeza da poesia de Zuarte Jr., que “é oráculo de suas mais fundas intimidades. Um oráculo que por ser também o místico, está vestido das profanidades que em tudo tem fome da imensidão do sagrado. A poesia oráculo de Zuarte está dentro da gota do sereno: resplandece!”. Bené Fonteles

ZUARTE JR.

sou pago por deus

pra denunciar a beleza das coisas.

ai de mim

se não cumprir minha tarefa.

meu salário

é minha própria vida

Poema Denúncia

Artista plástico graduado pela Ufba, cenógrafo, figurinista, poeta e compositor. É autor do livro Em Busca do Sol de Si e possui composições editadas em música. Agrega a palavra como elemento plástico em várias das suas elaborações, usada como conteúdo e símbolo motor, como provocação visual e por vezes, sonora. Realiza exposições individuais e coletivas, cria cenários, figurinos e direção de arte para cinema, teatro e shows. Ministra cursos de cenografia, figurino e poesia, com ênfase na investigação da criatividade. Integra o projeto RUA – Roteiro Urbano de Arte, desenvolvido pela Fundação Gregório de Mattos. Suas obras, reunidas na série Maternos, homenageiam o artista Reinaldo Eckenberg e podem ser vistas na Praça da Inglaterra, no Comércio.

fico cruzando palavras

passo horas cruzando palavras

fecundando palavras

tentando descobrir

que sinônimos cabem em mim

Trecho do Poema Palavras Cruzadas

SERVIÇO

O Lançamento do Livro de Poemas Vestidinho de Vastidão, de Zuarte Jr. acontecerá dia 10 de março, em Plataforma Digital, Lives que serão realizadas entre 15 e 25 de março, com o Apoio Financeiro: Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura e da Fundação Pedro Calmon (Programa Aldir Blanc Bahia) via Lei Aldir Blanc, direcionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal

Informações: Ana Paula Prado (71) 98853-4654 (anapaulaprado68@outlook.com)

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: