Wagner – BA: Instituto Ponte Nova completou 115 anos de história e educação, nesta quinta (12)

O Instituto Ponte Nova – IPN, na cidade de Wagner, região da Chapada Diamantina, está completando, nesta quinta-feira, 12 de agosto, 115 anos de história na educação baiana. 

Colégio situado no município de Wagner, no estado da Bahia, fundado em 1906 por missionário, teve grande importância no desenvolvimento do ensino na Chapada Diamantina e na expansão do presbiterianismo do Brasil. Raízes fincadas numas cultura centenária, com ideias voltadas para um ser supremo cujo lema é ” Deus é pátria aqui sempre lembrados ” a comunidade é formada de um povo acolhedor interessado nas questões escolares de seus filhos.

Os missionários norte-americanos vieram à Bahia em caráter religioso, chegando aqui adquiriu uma propriedade e lançou as bases de uma escola em agosto de 1906, fazendo da nova escola um ponto de referência para todo sertão baiano antes conhecida com Escola Americana Ponte Nova, mais tarde denominada Instituto Ponte Nova. A escola buscou consolidar a formação cidadã numa educação de qualidade que atraiu gente da Bahia e outros estados também, as instalações físicas como salas de aulas, auditório, internatos deram ao povoado uma posição de destaque entre outras localidades vizinhas.

Encontramos arquivo de fotos daquela época existiam um jornal que se chamava ” O Sertão ” da região de Lençóis, na Chapada Diamantina. O instituto ponte nova era sempre notícia no Jornal no ano de 1928, 1941.

O IPN sempre tinha, naquela época, grandes nomes no esporte de campo e futsal até nos dias de hoje são lembrados e marcados como Zelito, Nego, Roque, Zé Carlos, Américo, Tuquinha, Juarez, Vei Tim, Castelo, Marco Sena e Agnaldo, alguns deles só deixam recordações.

Em outros arquivos de fotos a turma de professores dos ano 1992 e 1995,  turmas que formaram o desfile de setembro, que sempre tinha novidades para apresentar para o público em geral da cidade. 

Fonte: Blog do Adenilton Pereira e Blog do Léo Barbosa

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress