UM MORRENSE DE SUCESSO: Professor LOURIVAL MARTINS DE SOUZA

O morrense LOURIVAL MARTINS DE SOUZA é filho de Euzébio Alves de Souza e Almerinda Rosa da Conceição. Ele nasceu em Morro do Chapéu no dia 7 de fevereiro de 1937, sendo o mais velho dos sete irmãos. Casou-se com Maria Oliveira de Souza, em 16 de maio de 1959, cuja união já tem 60 anos e deste matrimônio nasceram os filhos Lourival Júnior, Silvio, Simone, Lizia e Luciano e seis netos
Na sua infância humilde e pobre na Fazenda Canabravinha, tinha ele sempre em mente a determinação de estudar e formar-se para ajudar seus pais e a quem precisasse. Ele cursou o primária até a 4ª série com a Professora Judith Arlego e a 5ª, com a Professora Elizabeth Vasconcellos, duas destacadas educadoras da nossa cidade.
Com 17 anos, foi para Jacobina, onde fez o Curso e foi aprovado no Exame de Admissão ao Ginásio no Colégio Estadual Deocleciano Barbosa de Castro, no qual fez os cursos ginasial e do magistério e onde também foi professor de matemática e vice-diretor. Enquanto estudante trabalhou como sapateiro, foi funcionário como servente geral do DERBA e também professor de datilografia. Em 1975, em Salvador, onde também morou e trabalhou, fez o curso de matemática pela UFBA. A sua vocação de educador o levou a fundar em Jacobina a Escola Ana Nery, que depois passou a ser Colégio Euzébio de Queiroz, entidade que já alcançou 55 anos de existência.
Por ter se tornado uma pessoa influente na sociedade jacobinense, decidiu por entrar na política daquele município, exercendo o cargo de vereador nos mandatos de 1971/1973 e 1977/1983, sendo que nessa Legislatura foi Presidente da Câmara Municipal nos períodos de 1977/78 e de 1981/1983, voltando ao Poder Legislativo como vereador no mandado 1996/2000. Também, exerceu os cargos de Secretário de Educação do município em 1983 e de Chefe de Gabinete do Prefeito Carlito Daltro em 1984, ano em que a Câmara Municipal, concedeu-lhe o título de Cidadão Jacobinense pelos relevantes serviços prestados à sociedade jacobinense.
Tem que ser destacado que o nosso conterrâneo Professor Lourival é católico praticante, tendo sido Imperador da Festa do Divino Espírito Santo em Morro do Chapéu em 1959 e também em Jacobina no ano de 1969.
Por Otaviano Oliveira

0 comentário em “UM MORRENSE DE SUCESSO: Professor LOURIVAL MARTINS DE SOUZA”

  1. Pingback: Jacobina e região perdem o Professor Lourival – Léo Ricardo Notícias

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress