Octaviano Oliveira: Homenagem a um morrense – RAFAEL FRANCISCO GONÇALVES

Filho de Francisco Gonçalves de Oliveira Neto e Jovita Isabel de Oliveira, ele nasceu na Fazenda Palmeira de Morro do Chapéu no dia 21 de outubro de 1926, estando atualmente com 94 anos.

Ele foi um dos membros de uma irmandade com treze irmãos, sendo oito do primeiro casamento do seu pai, que são: Brasilina, Amália, Alice, Cândida, Elisia, Adélia, Otávio (todos de saudosas memórias), e Isabel (Zabelinha), com 97 anos e residente na cidade de Morro do Chapéu; e, do segundo matrimônio, ele Rafael, Raul, Rodolfo (estes dois de saudosas memórias), Raulina, que reside em Flores da Cunha/RS, e Raquel, que mora em Anápolis/GO.

Casado com Anídia Oliveira Gonçalves, sua prima em segundo grau, ele é pai de onze filhos que chegaram à fase adulta, quais sejam: Hanilton, Eliete (de saudosa memória) Nislei, Zenaide (Tita), Joaquim, Rogério, Robério, Eva, Luciene, Maria Délia e Jociane Kely.

Enquanto morou na zona rural, ele foi agricultor e vaqueiro e ao mudar-se para a cidade exerceu por muitos anos a profissão de pedreiro até aposentar-se e mora, como sempre, no Contorno da cidade de Morro do Chapéu. Ele, apesar da idade bem avançada, ainda vai à rua, faz compras, continua bem lúcido, além de continuar com uma boa prosa.

Uma curiosidade bem interessante sobre a sua pessoa é que foi ele quem encontrou o corpo do famoso arquiteto Rino Levi, que ao vir de São Paulo numa expedição de pesquisa botânica, faleceu no Morrão sem ninguém perto dele e o seu cadáver só foi encontrado dois dias após a sua morte, depois de intensa busca por um grande número de pessoas.

E como principal protagonista desta busca, ele é um arquivo vivo que pode narrar fielmente, para quem quiser ouvir, aquele trágico acontecimento ocorrido em Morro do Chapéu em setembro de 1965, fato que passou a fazer parte da história da nossa terra.

Salvador, 03 de julho de 2021

Octaviano Gonçalves de Oliveira

Grupo Gente de Morro do Chapéu, no facebook

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: