Ministério Público discute poços da Embasa na Chapada Diamantina

O Ministério Público Estadual, através da Promotoria Ambiental de Lençóis, realizará nesta quinta-feira (26 de agosto), uma audiência pública sobre um projeto de perfuração de poços artesianos na comunidade quilombola do Riacho do Mel, em Iraquara.A Empresa Baiana de Águas e Saneamento (EMBASA) e a Prefeitura Municipal de Iraquara pretendem abastecer a cidade de Iraquara com o projeto. Os moradores do Riacho do Mel questionam a iniciativa, alegando que a vazão hídrica é insuficiente. A comunidade também alega que não tem informações suficientes sobre os impactos do empreendimento. Eles temem que a proposta afete a qualidade de vida na comunidade bicentenária, gerando falta de água pro consumo, e altere o rio que alimenta a agricultura de subsistência, o lazer e o turismo de base comunitária.


Entenda o conflito

Em 2019, a Embasa enviou funcionários para abrir cinco poços artesianos no povoado para abastecer Seabra, em um projeto orçado em 19 milhões de reais. Na ocasião, a iniciativa não foi apresentada, nem dialogada com os moradores. Protestos e barreiras impediram o andamento das perfurações. Desde então, a comunidade que está situada na Área de Proteção Ambiental (APA) – Marimbus Iraquara, iniciou uma série de mobilizações junto ao INEMA, Ministério Público e redes sociais. Os conflitos por água na Chapada Diamantina, principal produtora hídrica da Bahia, tem se tornado comuns e são vistos com apreensão devido ao avanço das mudanças climáticas e dos choques de interesses entre comunidades tradicionais e grande projetos de desenvolvimento econômico na região.

Olho vivo!

1 comentário em “Ministério Público discute poços da Embasa na Chapada Diamantina”

  1. Essa empresa safado está se apoderando dos recursos hídricos e castigando a população com suas picaretagens. Isso tem que acabar ou a população toma providências ou sempre vão viver no cabresto dessa empresa de ladrões.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress