Maria Gabriella escreve: ‘TRANSIÇÃO PARA O MUNDO DIGITAL’

Desde o início dos tempos, a mudança é algo comum e a única certeza. Assim foi, continua e será. O começo da comunicação oral, escrita, a utilização de pedras e artifícios que auxiliassem na proteção do homem e na caça, a descoberta do fogo, a agricultura, invenção da roda, a lâmpada, as diversas máquinas, o computador, o celular e a internet.

            Não para por aí. Estes são só alguns exemplos de como é normal a nós como indivíduos e como comunidade a busca pelo novo, pela adaptação e melhoria da vida. Válido lembrar: essas mudanças não foram fáceis, nem aceitas de primeira. Mas aconteceram. Atualmente, a maior adaptação do homem que ocorre é a sua existência com internet.

            A internet, hoje, é basicamente a extensão da vida. É difícil imaginar uma vida sem ela. Mas é normal a resistência ao uso, principalmente quando falamos de rede social. No tocante a comerciantes e prestadores de serviços, mais ainda. É como se o físico fosse acabar para a digital. Porém, ressalto: é uma extensão e não a totalidade. Sendo assim uma transição necessária.

            Não estamos diante de um cenário que sofrerá uma queda a posteriori, não vai. Terá mudanças no mundo digital, mas não acredito numa caída a ponto de ser melhor não usá-lo. E pensemos: se para mim, consumidora, a internet e as redes sociais, são a extensão da minha vida, porquê sairia de casa e iria a loja, comprar algo que eu vi no Instagram, entrei em contato via Direct, WhatsApp ou aplicativo próprio, realizei o pagamento via PIX e estou aguardando o Delivery?             Principalmente em Morro do Chapéu, digo: enquanto houver resistência da empresa para adentrar e se adaptar ao mercado digital, estarão perdendo vendas para empresas como Amazon, Shopee, Wish e outras. Pior é saber, que isso ocorre e na maioria das vezes não vale o custo e benefício. Além de não fortalecer o próprio comércio municipal.

Maria Gabriella Barbosa Carneiro Araújo Silva 

Acadêmica em Direito 

Tecnóloga em Gestão de Processos Gerenciais 

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: