Faleceu Seu Lourito (Lourival Guimarães Cunegundes)

Faleceu em Salvador, vítima de AVC, nesta tarde de terça (08), o Sr. Lourival Guimarães Cunegundes (Seu Lourito).

Lourival Guimarães Cunegundes

(21.06.1926)

Conhecido como Lourito, nasceu em Morro do Chapéu, filho de Jubilino Cunegundes e Carolina Guimarães Cunegundes.

Do seu casamento com Maria Luzia Soares França nasceram os seguintes filhos:

João Bosco França Cunegundes, Lourildo França Cunegundes, Lúcia Maria França Cunegundes  e  Regina Maria França Cunegundes

Segundo Mendonça (2002), exerceu os seguintes cargos em Morro do Chapéu: Agente Fiscal do Estado; Coletor Estadual (1956); Presidente do Centro Educacional Morrense (1960-1963); Tesoureiro da Sociedade Amigos de Morro do Chapéu (1968); Prefeito (1959-1963, 1971-1973), Vereador (eleições de 1962 e 1982), Presidente da Câmara de Vereadores em dois períodos e Presidente do Diretório Municipal da ARENA, além de membro da diretoria da Philarmônica Minerva. Também foi Coletor Estadual em Cafarnaum.

Na primeira vez que disputou o cargo de prefeito (03.10.1958), concorreu com o Padre Juca. Na segunda vez (15.11.1966), concorreu com Odilon Gomes da Rocha, que venceu a eleição. Na terceira vez (15.11.1970) concorreu com Tolentino Oliver Guimarães.

As principais realizações no primeiro mandato como prefeito foram as seguintes:

– reforma e construção de prédios; construção de pontes, estradas de rodagem; criação do Serviço de abastecimento de agua, instalação de tanques, calçamento de ruas, instalação da residência do DERBA, assinatura de convênio entre o governo do estado e os municípios de Morro do Chapéu e Jacobina, viabilizando a construção da estrada entre as duas cidades; instalação da agência do Banco do Fomento do Estado da Bahia –BANFEB

No segundo mandato merecem destaques:

– construção de cemitérios e prédios escolares nos distritos, restauração de estradas, reforma no serviço de abastecimento de agua e  construção de tanques.

http://adourado.com.br/

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: