Exposição virtual Gravuras e Bravuras Payayá

De 19/01/2022 a 12/02/2022

Na página @territoriopayaya no Instagram

A exposição virtual Gravuras e Bravuras Payayá reúne desenhos do Cacique Juvenal Payayá, na página Território Payayá na plataforma Instagram. O material será publicado e comentado entre os dias 19/01/2022 e 12/02/2022. Também compõe a mostra virtual um encontro virtual com artistas e público, no canal Diálogo com os Povos, da Teia dos Povos, no YouTube, às 19h, do dia 21 de janeiro.  

Parte desse material registra as expectativas e ações realizadas na preparação dos encontros Jornada de Agroecologia da Bahia e Teia dos Povos no Território Payayá (2019) e Pré-Jornada nos territórios Bocaina e Mocó (Piatã – 2021). Totalmente inéditas ao público em geral, essas gravuras são reconhecidas como uma importante ferramenta de mobilização social através da arte.

A curadoria e a arte gráfica são de Márcio Carvalho, idealizador de várias capas dos livros de Juvenal.

A produção é do Coletivo Ela Audiovisual Chapada Diamantina, com produção executiva de Joana Horta, produção de conteúdo de Edilene Payayá, assessoria de imprensa de Erica Araujo e Gestão de Mídias de Maiara Luane.

Essa ação busca promover a arte indígena e apoiar o movimento cultural indígena do interior da Bahia, que vem realizando um processo de retomada territorial e cultural.

O povo Payayá, do qual o artista Cacique Juvenal Teodoro Payayá descende, têm alcançado o reconhecimento de suas raízes territoriais no que hoje se compreende como Território de Identidade da Chapada Diamantina. Esse movimento surge na contramão da expansão da exploração ambiental do território. Dessa forma, tanto a arte do Cacique Payayá, quanto o contexto em que ela está sendo produzida, refletem o campo de disputa cultural, a luta e a leitura de mundo de uma representação do povo Payayá na segunda década do século XXI.

Juvenal Payayá tem 77 anos e nasceu em um pequeno povoado, na Chapada Diamantina. Filho de Cosme Teodoro da Silva e Ana Gonzaga da Silva, viveu sua primeira infância descalço, pelas serras, banhando no rio ou na roça ajudando os pais. Aos 15 anos conheceu São Paulo, onde passou a  entregar contas de água nas milhares ruas da megalópole. No curso de Madureza Santa Ignez, aos 19 anos, aprendeu além das disciplinas curriculares os primeiros passos da política estudantil, ingressando na luta contra a ditadura militar de 1964.

Sempre irrequieto, nos anos 70 foi aprovado no vestibular da USP, mas não conclui o curso de História. Retornou à Bahia e cursou Economia na UEFS, onde ajudou a fundar o Diretório Acadêmico de Economia Honestino Guimarães, tornando-se seu primeiro presidente.

Em 2010 ajudou a fundar o grande movimento indígena MUPOIBA-Movimento dos Povos e Organizações Indígena da Bahia participando da primeira coordenação como diretor financeiro. Foi membro do Conselho Estadual de Educação da Bahia – CEE-BA e do Conselho Estadual dos Direitos dos Povos Indígenas do Estado da Bahia – COPIBA.

Em 2019 liderou o povo Payayá na retomada do território originário na cabeceira do Rio Utinga e realizou, junto com seus parentes de perto e de longe o maior encontro indígena do interior da Bahia, a Teia dos Povos 2019.

Estarão presentes na conversa, Mestre Joelson Ferreira, natural de Itamaraju (BA), liderança popular, e articulador da Teia dos Povos, Ademário Payayá, indígena Payayá, doutorando e Mestre em Ciências da Educação,Julie Dorrico indígena Macuxi, Doutora em Teoria da Literatura na PUCRS, Emílio Tapioca é poeta e liderança cultural na Chapada Diamantina com formação acadêmica em Licenciatura em História, e Dinorah Poletto, bióloga, terapeuta, escritora, mãe e avó. Acompanha o trabalho de Juvenal há 40 anos. O objetivo da conversa online é debater a importância do evento Teia dos Povos para  a retomada de ações e mostrar a relevância da arte na cultura indígena.

O Projeto tem apoio financeiro do Estado da Bahia através da Secretaria de Cultura (Prêmio Cultura na Palma da Mão/PABB) Via Lei Aldir Blanc, redirecionada pela Secretaria Especial da Cultura do Ministério do Turismo, Governo Federal.

Para mais informações:

Érica Araújo – Coordenação de Produção e secretária da ELA 

E-mail:erikaunebiana@gmail.com ou elachapadadiamantina@gmail.com

 Telefone Celular (zap) :(75) 9 9252- 4206

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress