Escolas estaduais de Morro do Chapéu recebem kits de fanfarra

Na última terça-feira (10), o Colégio Estadual Doutor Edigar Dourado Lima, no povoado de Fedegosos, e o Centro Territorial de Educação Profissional Chapada Diamantina II (CETEP), ambos em Morro do Chapéu, receberam kits de instrumentos musicais para fanfarra. A entrega, fruto de emenda parlamentar da deputada estadual Neusa Cadore, em articulação com lideranças locais, foi realizada pela Secretaria de Educação do Estado da Bahia.

De acordo com a deputada Neusa, a entrega irá colaborar no desenvolvimento dos estudantes. “O projeto das fanfarras escolares vai além do ensino da música, segue uma pedagogia de desenvolvimento cultural e social dos estudantes. São ferramentas que estimulam a participação dos jovens”, aponta Neusa.

Para Edson Gonçalves, diretor do Colégio Estadual Doutor Edigar Dourado Lima, os instrumentos são motivos de muita felicidade. “Esses instrumentos são uma benção! Várias pessoas da comunidade já vieram ver. A comunidade sempre sonhava com uma fanfarra, para poder realizar um desfile com a participação da nossa escola. Nossa comunidade tem poucas opções e é uma motivação para eles se integrarem mais à escola. Tanto nossos alunos e ex-alunos, quanto alunos de outras escolas vão ter interesse de vir aqui aprender”, celebra o diretor.

Os kits contém trompetes, trombones, trompa de marcha, euphonium, tuba ¾, caixa tenor de marcha, bumbo de marcha, pratos 14”, e estantes de partitura. As fanfarras da rede estadual desempenham um papel que vai além dos desfiles cívicos e campeonatos, funcionando como um ambiente de aprendizagem e de incentivo ao protagonismo estudantil. Trata-se, sobretudo, de uma oportunidade de trabalhar a disciplina dos estudantes e a educação artístico-cultural, estabelecendo-se uma relação direta da escola com as comunidades do entorno.

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: