Deputada Neusa solicita doação de alimentos e kits de higiene para indígenas em situação de vulnerabilidade

Em Indicação enviada na terça-feira (14), ao Governo do Estado, através da Secretária de Justiça e Direitos Humanos, a deputada Neusa Cadore (PT) solicita a doação de alimentos e kits de higiene para as comunidades indígenas em situação de vulnerabilidade social por consequência da Covid -19.
A parlamentar, presidenta da Comissão de Direitos Humanos e Segurança Pública da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), aponta que cinco mil famílias indígenas das nações Pataxó, Pataxó Hã Hã Hãe,Tupinambá e Kamacã Imboré, localizadas na região sul do Estado, têm enfrentado sérias dificuldades com o avanço do Coronavírus.
“Ainda que se dediquem a atividades produtivas diversas como a pesca artesanal e a agricultura familiar, é por meio do turismo que a maioria das famílias obtém a sua renda com a produção e comercialização de artesanato e das visitas turísticas. A adoção de medidas de contenção da doença restringiram o acesso de visitantes, turistas e atividades que envolvam o contato direto com as comunidades indígenas, além de afetar severamente a economia da região da Costa do Descobrimento, onde estão localizadas essas comunidades”, explica Neusa.
A deputada também enfatiza que os povos indígenas já vêm sendo vítimas de diversas violações de direitos humanos. “O avanço da Covid-19 tem colocado as famílias indígenas em situação de extrema insegurança alimentar, deixando-as em condições precárias de higiene e suscetíveis a enormes riscos de saúde. Os impactos da pandemia aprofundam o contexto de desproteção social, ameaçam ainda mais a subsistência e interfere no equilíbrio emocional dessas comunidades, sobretudo pelo medo e insegurança quanto ao abastecimento alimentar das comunidades”, avalia.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress