COVID-19: UNESCO, OMS e Centro Knight lançam curso para jornalistas

UNESCO, OMS e Centro Knight promove curso de jornalismo online gratuito para cobertura da COVID-19 –

Foto: Pixabay

A Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) e a Organização Mundial da Saúde (OMS) lançaram um novo Curso Online Aberto e Massivo (MOOC) “Jornalismo em uma pandemia: cobrindo o COVID-19 agora e no futuro”, organizado pelo Centro Knight para Jornalismo nas Américas da Universidade do Texas em Austin.
O curso, que recebeu o apoio da Fundação Knight e do Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), é um programa de treinamento on-line de quatro semanas com o objetivo de fornecer aos jornalistas os conhecimentos e ferramentas necessários para cobrir a crise de saúde COVID-19 e suas conseqüências sociais, financeiras e políticas. Ele será oferecido simultaneamente em inglês, espanhol, português e francês.
“Um jornalismo robusto e vibrante é da maior relevância paro equacionamento dessa crise mundial de saúde sem precedentes”, disse Moez Chakchouk, diretor geral adjunto da UNESCO para Comunicação e Informação. “Os jornalistas são vitais para garantir que os cidadãos estejam bem informados com fatos verificados sobre a emergência, no combate à desinformação e em assegurar que as autoridades sejam responsabilizadas pelas políticas desenvolvidas para enfrentar a presente pandemia. A parceria conjunta para desenhar e aplicar este MOOC ocorre em um momento crítico, promovendo um diálogo especial com jornalistas sobre os componentes centrais necessários para reportar, com segurança, a COVID-19 ”, acrescentou o Sr. Chakchouk.
Dividido em quatro módulos semanais, o curso on-line cobrirá a história passada de pandemias e desastres no século XX e como os governos reagiram a esses surtos. Também examinará o desenrolar da pandemia de 2020 e a importância fundamental de promover a liberdade de expressão, além de detectar e combater a desinformação sobre a pandemia.
O módulo final analisará os diferentes ângulos da história para desenvolver a cobertura e discutirá a importância do autocuidado dos jornalistas na cobertura do surto. Cada módulo inclui uma série de vídeos, apresentações em PowerPoint, leituras, questionários e fóruns de discussão sobre aspectos específicos do curso. As versões em espanhol, português e francês do curso serão ministradas por instrutores de alto nível.
“Essa história é tão grande: ela incorpora não apenas epidemiologia, atendimento clínico e pesquisa biomédica, mas política, finanças e comércio e muitos outros tópicos,” disse Maryn McKenna, instrutora do curso. “Sou uma jornalista científica que passou a carreira escrevendo sobre epidemias, mas tenho que aprender coisas novas todos os dias – e acho que muitos outros jornalistas estarão na mesma posição.”
Durante tempos de crise, como o atual surto de Covid-19, é ainda mais importante que o público tenha acesso a informações confiáveis ​​e oportunas, e os jornalistas têm um papel fundamental a desempenhar para fazer com que o direito à liberdade de expressão, que inclui a liberdade de imprensa e acesso à informação pública, seja uma realidade para todos os cidadãos.
O curso on-line “Jornalismo em uma pandemia: cobrindo o COVID-19 agora e no futuro”, oferecerá aos jornalistas de todo o mundo ferramentas, materiais e acesso adicional a especialistas para oferecer informações de qualidade sobre a crise atual e suas conseqüências. O treinamento também terá o potencial de criar uma rede de profissionais de mídia que possam compartilhar ideias e informações sobre a melhor maneira de cobrir os surtos e combater a desinformação.
As inscrições estão abertas e o curso começará em 4 de maio de 2020, durante a semana do Dia Mundial de Liberdade de Imprensa. “Esta é uma das atividades principais que a UNESCO vem desenvolvendo com seus parceiros para celebrar uma imprensa livre, independente e plural, destacando mais uma vez como o jornalismo é central para nossas sociedades, particularmente em tempos como os atuais”, concluiu Chakchouk.
https://nacoesunidas.org/?p=178421

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress