Conheça o cenário epidemiológico de Morro do Chapéu no mês de maio de 2021

O cenário epidemiológico da covid-19 no município de Morro do Chapéu mostra que no mês de maio a população esteve mais exposta à infecção pela covid-19 desde o começo de 2021: dos 360 rt– pcr realizados, 95 tiveram resultado detectável e 255 não detectável.

Houve um aumento no número total de casos confirmados em comparação aos meses anteriores. Porém, em relação aos testes rt – pcr houve uma queda dos casos positivos em proporção aos casos negativos da covid-19, isso devido ao acréscimo na testagem por testes rápidos.

Inclusive, o município de Morro do Chapéu está realizando um processo de descentralização da realização dos exames para covid-19, de forma que a zona rural do município tenha facilidade no acesso ao diagnóstico.

O gráfico de casos ativos é o espelho da realidade epidemiológica da doença, uma vez que casos ativos são pessoas que estão na fase de transmissão da doença.

No mês de maio atingimos o pico de casos ativos da doença desde o começo do ano 2021, chegando a 87 casos ativos em 21 de maio.

Iniciamos e finalizamos o mês com um número elevado de casos ativos e maior que o mês anterior; revelando que ainda estamos com altos índices de infectividade e a população altamente exposta ao vírus.

Quando analisamos a curva de casos positivos da covid-19 por semana epidemiológica, vemos um pico de casos positivos na semana epidemiológica da covid- 19.

Analisando a curva da covid-19 por dia, podemos observar uma constância no número de casos positivos ao longo do mês; porém com números elevados diários. Sobre os óbitos, o aumento no coeficiente de letalidade revela o grau de exposição alto à doença.

A análise da síndrome respiratória aguda grave (SRAG) no município, mostra a gravidade do problema: tivemos 11 pacientes internados por dificuldade respiratória grave no mês de abril, um aumento de 1,75% em relação ao mês anterior, que tinha 4 pacientes internados.

Site: https://morrodochapeu.ba.gov.br/…/portal/viewnoticia/353#morrodocapeu#oamanhaeagora

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress