Chega ao Brasil 1º lote dos 10 milhões de testes comprados pelo Ministério da Saúde via OPAS

Os testes são do tipo RT-PCR, que detectam se a pessoa está infectada com o coronavírus causador da COVID-19. Foto: pixabay/fernandozhiminaicela (CC)

Já desembarcaram em solo brasileiro 500 mil testes para diagnóstico de COVID-19, comprados pelo Ministério da Saúde do Brasil via Fundo Estratégico da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS). Esse é o primeiro lote de um total de 10 milhões de testes rápidos adquiridos com recursos do governo brasileiro.
Os testes são do tipo RT-PCR, que detectam se a pessoa está infectada com o coronavírus causador da COVID-19, e serão enviados para a Coordenação de Armazenagem e Distribuição Logística de Insumos Estratégicos para a Saúde (COADI) do Ministério da Saúde, no estado de São Paulo. Em seguida, poderão ser distribuídos conforme planejamento do governo federal. A previsão é que os demais lotes cheguem ao Brasil ao longo das próximas semanas.
A aquisição desses materiais é feita com recursos do governo brasileiro via Fundo Estratégico da OPAS, um mecanismo de compras internacional criado em 2000 para auxiliar os países e territórios das Américas a terem acesso a insumos de alta qualidade para a saúde.
Entre os produtos que podem ser adquiridos por meio do Fundo Estratégico da OPAS estão medicamentos para tratar malária, tuberculose, HIV/AIDS e Doença de Chagas, além de vermífugos, inseticidas, entre outros.
Os 10 milhões de testes para diagnóstico de COVID-19 foram produzidos pelo laboratório Seegene, da Coreia do Sul. A aquisição desses materiais via OPAS faz parte dos esforços do Ministério da Saúde do Brasil na busca de novas compras no mercado nacional e internacional para ampliação da testagem do coronavírus no país.
Para apoiar a iniciativa, a Organização Pan-Americana da Saúde tem trabalhado com os principais fabricantes para enfrentar a escassez de testes no mercado e ajudar seus Estados Membros a terem acesso a esses produtos.
Até 21 de abril, foram confirmados 2.397.216 casos e 162.956 mortes por COVID-19 no mundo – sendo 893.119 casos e 42.686 mortes na região das Américas.
https://nacoesunidas.org/?p=178251

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress