Breve crônica de uma pesquisa anunciada

A saga das pesquisas continua.

Registro do dia 08/11/2020, com número 08073, na base de dados do TSE, indica que teremos mais um resultado das pesquisas, cuja desconfiança é um gesto de honestidade intelectual – como destaquei em texto recente.

Serei breve.

No entanto, atrevo-me a dizer que a pesquisa indicará na data da sua divulgação, prevista para sexta-feira dia 13/11, resultado favorável ao candidato Cláudio –  a menos que as candidatas  professora Sheila, Antônia Souto e Juliana tenham feito registro de pesquisa com a mesma estatística, que já teve pesquisa impugnada pela Justiça eleitoral em Morro do Chapéu, Sueli das Graças das Silva de Oliveira.

Suponho que este não seja o caso.

Problemas básicos, apontados por mim em textos divulgados no site Léo Ricardo Notícias, estão presentes mais uma vez (O leitor interessando pode verificar esses textos). Deixo abaixo, para efeitos de sustentação da hipótese que aqui defendo, imagens do plano amostral, com amostra de pesquisa que o documento indica.

A imagem da esquerda se refere à pesquisa que deve ser publicada dia 13/11. O Plano Amostral é, em essência, o mesmo – exceto por pequenos ajustes no texto que, se presentes, seriam razão para suspensão da publicação da pesquisa, como aconteceu anteriormente. O resultado é, provavelmente, o mesmo e não merece a confiança do eleitorado.

Gilvan Maia
Licenciado em Física
Mestre em Ensino de Física
Professor de Física – Secretaria de Educação do Estado da Bahia

Outras publicações:

Devemos confiar nas pesquisas eleitorais publicadas, até agora, em Morro do Chapéu?

A guerra dos números das pesquisas eleitorais em Morro do Chapéu

Deixe uma resposta

%d blogueiros gostam disto: