Americanos começam a processar quem receitou cloroquina

Via Reuters (original em inglês) – Em março do ano passado, Steve Cicala levou sua esposa, Susan, ao pronto-socorro do Clara Maass Medical Center em Nova Jersey para tratar um agravamento da tosse e da febre, sem saber que ela tinha COVID-19.

Como sua respiração e pressão arterial deterioraram-se, ela recebeu azitromicina e hidroxicloroquina e colocou um respirador artificial. Onze dias depois de ser admitida no mesmo hospital onde trabalhou por anos como enfermeira, Susan teve uma parada cardíaca e morreu aos 60 anos.

Steve Cicala é agora a primeira pessoa a buscar judicialmente uma reparação pelo uso indevido da hidroxicloroquina. Nos EUA, há um fundo do governo que tem até US $ 30 bilhões que podem ser usados ​​para compensar ferimentos graves ou mortes causadas por tratamentos ou vacinas na luta contra a pandemia.

A Covid-19 apresenta o primeiro teste sério do Programa de Compensação de Lesões de Contramedidas  supervisionado pelo Departamento de Saúde e Serviços Humanos. O programa até agora negou compensação em 90% dos casos registrados antes da pandemia, principalmente para vacinas contra a gripe H1N1.

A reclamação de Cicala não foi relatada anteriormente.

Ele poderia receber cerca de US $ 367.000 do fundo praticamente inexplorado se pudesse mostrar o tratamento que causou a morte de sua esposa. Ele não está alegando negligência contra o hospital, que é amplamente protegido de responsabilidade por uma lei de saúde emergencial.

Essa proteção legal se estende às vacinas contra a COVID-19 pela Moderna Inc, Pfizer Inc e parceira BioNTech SE e Johnson & Johnson, bem como medicamentos aprovados, que incluíram brevemente o medicamento antimalária hidroxicloroquina elogiado pelo ex-presidente Donald Trump.

Os reguladores dos EUA revogaram a autorização de emergência para a hidroxicloroquina depois que estudos sugeriram que ela não era eficaz e pode representar riscos cardíacos para certos pacientes.

Registros de eletrocardiograma mostram que os ritmos cardíacos de Susan Cicala foram interrompidos pela hidroxicloroquina e azitromicina, de acordo com o advogado de seu marido, Jonathan Levitt, da Frier Levitt.

“Esses dois em combinação são conhecidos por serem mortais agora,” disse Levitt. “E ela também foi colocada em um ventilador, o que, como você sabe, também tem alguns perigos substanciais.”

A Cicala’s é uma das cerca de uma dúzia de reivindicações que Levitt apresentou ao fundo. Ele disse que tem mais de 200 clientes planejando buscar compensação por mortes supostamente causadas por tratamentos fracassados com a COVID-19.

“Nossos casos são principalmente sobre hidroxicloroquina,” disse Levitt, que recebe uma parte das reivindicações bem-sucedidas, embora ele tenha se recusado a dizer quanto.

Ações judiciais dos EUA sobre alguns medicamentos custaram bilhões de dólares e a proteção contra responsabilidade foi vista como a chave para o desenvolvimento de vacinas em velocidade vertiginosa durante uma pandemia.

No entanto, os críticos disseram que o fundo de compensação paga quantias relativamente pequenas por ferimentos graves e falta transparência.

Com informações da Reuters

revista.painelpolitico.comrevista.painelpolitico.com

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

plugins premium WordPress