Correio do Sertão de 16 07 1922: ‘O 5º aniversário’, ‘A Imprensa’ e outras matérias, inclusive para download. Boa leitura!

Todos os sábados, LRN tem a satisfação de apresentar uma edição digitalizada do Jornal mais antigo do interior da Bahia, nosso Correio do Sertão, inclusive com opção de download dos arquivos. A marca do nosso site carimbando as páginas históricas foram devidamente acordadas com os detentores dos direitos do noticioso.

Hoje, especialmente pela passagem do aniversário de 105 anos do nosso noticioso, capturamos uma postagem do nosso web designer, cantor,, amigo e apreciador do Correio do Sertão: Duda Félix que, assim se expressou:

Parabéns ao Jornal Correio do Sertão pelos 105 anos de existência e resistência ao tempo, sendo o 2º mais antigo em circulação ininterrupta da Bahia, com diferença de apenas 5 anos para o 1º (Jornal A Tarde – Salvador – BA, em especial aos seus fundadores e descendentes, que apesar das dificuldades, continuam mantendo vivo esse importante periódico.

O Jornal Correio do Sertão é patrimônio histórico cultural material e imaterial de Morro do Chapéu, e isso precisa ser reconhecido oficialmente pelo poder público, inclusive destinando recurso para a sua manutenção, pois além de suas publicações terem se tornado documentos históricos importantes, retratam o cotidiano e os costumes do povo morrense, presente em todos os momentos de maior importância e relevância histórica, não só da cidade de Morro do Chapéu, mas de toda região.

CURIOSIDADES:

Você sabia que as datas de aniversário das cidades de Jacobina e Irecê foram modificadas graças a publicações documentadas no Jornal Correio do Sertão?

Você sabia que há 98 anos este periódico já conclamava a população para se isolar, usar máscara, suspender as aulas e fechar o comércio? Só que o problema da época era a Varíola, que também está voltando a nos preocupar.

Interessante, não é? Essas informações foram relatadas na Live desta quarta (13), de Leo Ricardo com nosso amigo Edson Vasconcelos (Ecinho), diretor do jornal há 11 anos.

Viva o Jornal Correio do Sertão!

Na edição de 16 de julho de 1922, uma alusão ao aniversário com o título:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.