O deputado estadual Ricardo Rodrigues fez a indicação do bispo católico Dom Tommaso à assembleia legislativa, que aprovou por unanimidade a honraria com o título de cidadão Baiano.
A sessão solene de outorga da homenagem, será nessa sexta-feira ( 08/11/ ) no plenário da ALBA na cidade – capital da Bahia Brasil, Salvador.
A expectativa é de um evento com muitas emoções, com a presença de diversas lideranças diocesanas, paróquias, pastorais, políticas, comunitárias de diversas regiões, especialmente de Itabuna, Irecê e, do complexo grupo capitaneado pelas obras sociais da Irmã Santa Dulce dos pobres.
Dentre os oradores oficiais do evento solene, deverão discursar : o deputado Ricardo Rodrigues proponente da honraria, Elmo Vaz prefeito de Irecê, Maria Rita que é sobrinha e dirigente maior da OSID, e o homenageado Dom Tommaso Cascianelli.
DomTommaso é italiano e veio para o Brasil como sacerdote. No ápice da sua trajetória como padre na cidade de Itabuna no sul do estado, foi nomeado pelo Vaticano como bispo.
A diocese de Irecê, na chapada setentrional, região integrante da bacia hidrográfica do rio São Francisco na Bahia, foi o destino do então bispo, que foi recebido numa grande festa litúrgica no ginásio de esportes da “capital do feijão”.
Para muito além da missão como bispo diocesano em Irecê, durante 22 anos ininterruptos, o reverendíssimo é integrante do Conselho da OSID ( Obras Sociais de Irmã Dulce )
Com a irmã Dulce, Dom Tommaso nutriu uma amizade de irmandade, sendo até a sua morte, seu conselheiro espiritual, seu irmão amigo, com quem orava constantemente.
O deputado Ricardo Rodrigues, juntamente com seus pares, convida todas pessoas do bem para esse momento político e eclesiástico, que ocorrerá nessa próxima sexta, às 10hs, na assembleia legislativa, localizada no CAB ( centro administrativo da Bahia )