No decorrer da manhã desta terça (08), LRN registrou o princípio de um incêndio na região do Becão, entrada da cidade de Morro do Chapéu – Ba, área onde as tufas já foram e podem voltar a ser o estopim de novos focos de incêndio.
No entanto desta feita, por se iniciar o fogo às margens da rodovia, a ação humana é a mais provável causa, a exemplo de se atirar as famosas bags de cigarro na vegetação que está começando a apresentar folhagens secas neste espaço.
De outro lado, observa-se a necessidade premente da limpeza dos leitos do rio Preto ou Jacuípe assim como, o rio Yú.
Ao comunicar o fato aos diversos órgãos responsáveis, imediatamente as equipes de combate a incêndio se dirigiam ao local e debelaram o foco.
Em rede social, a Secretária de Meio Ambiente do município, Srª Ana Raquel publicou um vídeo que nós estamos reproduzindo, trazendo inclusive, outros vários pontos de incêndio pela cidade, no mesmo dia:
‘Estamos no período de estiagem e faz-se necessário a consciência humana pois ontem, dia 08 de outubro de 2024 foram diversos focos de incêndio no nosso município, todos com suspeita de ações humanas!
A equipe de Brigadistas do Morro do Chapéu, juntamente com a SEMARH e Defesa Civil esteve combatendo incêndios florestais na Ponte do Becão, Avenida Contorno, região do Rio Ligeiro, Avenida Senhor dos Passos e Bairro Rodoviária.
Tenhamos responsabilidades com o meio ambiente! Tenhamos responsabilidades com a nossa saúde!’
LRN repudia qualquer investida que devaste a natureza!