A História se repete: Patrimônio Histórico

Não faz muito tempo, a população de Morro do Chapéu reagiu à tentativa de mexer na estrutura do prédio da Prefeitura, pela rua Rui Barbosa.
Historicamente, alguns prédios históricos da cidade cujo centro tem toda uma estrutura arquitetônica em etilo colonial, com episódios que tiraram sua originalidade.
A antiga Matriz, hoje, Santuário de Nossa Senhora da Graça, é o mais visível de todos, quando perdeu uma de suas laterais. A Vila Amélia, a Vila Matos, teve sua frente tomada e agora, o prédio da Prefeitura Municipal tem sua visibilidade, pela Avenida Coronel Dias Coelho, cuja entrada para o acesso antigo ao gabinete de prefeito (a), salão que recebeu grandes e pomposos eventos festivos da sociedade morrense.

No momento atual, percebeu-se a quase inutilidade deste pedaço do prédio, por conta das inúmeras transformações internas, fechando, inclusive este que era o acesso do povo aos governantes. Este processo não é de agora, pois, outras gestões já se utilizaram deste formato.

No entanto, agora fechou de vez!

O que se questiona, não é o fechamento em si.

A preservação arquitetônica e histórica é o que está em questão.
O vídeo de Ailton Oliveira, chamou a atenção para o fato.

Com a palavra, o conselho do patrimônio histórico do município.

https://www.camaramorrodochapeu.ba.gov.br/portal/index.php/portal/viewnoticia/129

https://morrodochapeu.ba.gov.br/portal/portal/viewnoticia/3527

https://cultura.chapada.ba/variedades/reuniao-ordinaria-do-compac-conselho-de-patrimonio-historico-destaca-avancos-na-protecao-do-patrimonio-historico-de-morro-do-chapeu/

https://www.ba.gov.br/cultura/noticia/2024-02/47230/morro-do-chapeu-da-exemplo-de-protecao-dos-bens-culturais

 

Compartilhe

SIGA-NOS

PUBLICIDADE

MORRO DO CHAPÉU

plugins premium WordPress