O projeto “Inovação e sustentabilidade: a construção de uma política de convivência com o Ser-Tão” foi o grande vencedor da categoria Empreendedores do Prêmio LED (Luz na Educação), considerado o “Oscar” da educação brasileira.
O evento de premiação foi realizado na quinta-feira (17), em São Paulo.
A conquista inédita tem como protagonista a Escola Municipal Quilombola Anísio Teixeira, localizada na comunidade de Lagoa Nova, em Irecê.
A iniciativa mobilizou professores, coordenadores, equipe técnica, estudantes e famílias na criação de uma prática pedagógica transformadora que alia inovação, sustentabilidade, valorização cultural, educação antirracista e tecnologia social.
A proposta nasce da realidade do semiárido, e se fortalece ao incorporar os saberes da ancestralidade africana com base nas filosofias Bantu e Yorubá, que valorizam o respeito à natureza, o cuidado com os ecossistemas e a interconexão entre ser humano, coletividade e meio ambiente.
O diretor da escola, Arnobson dos Santos Costa, ressaltou a importância de inserir novas práticas de aprendizado, que insiram atividades que fomentem o respeito pela raça, cor, cultura e identidade de cada indivíduo, incentivando o aprendizado com ações práticas no dia a dia das crianças.
A coordenadora do projeto Ser-tão, Eloisia Mendes, destacou a potencialização de práticas pedagógicas que transformam a realidade dos alunos e de todos em volta da escola.
— Educar é muito mais do que ensinar, é transformar. E é isso que todos nós estamos fazendo na Escola Anísio Teixeira. São crianças que estão vendo e vivendo o mundo de outra forma, com mais respeito, inovação, empreendedorismo e pertencimento — afirmou.
Siga @meiominutonoticias para ficar por dentro das principais notícias da região
📝 Portal MeioMinuto, com informações do Agência Sebrae
📷 Reprodução | Redes sociais