A Polícia Federal deflagra nesta terça (1º) a “Operação Coronelismo” para combater crimes eleitorais na Bahia. São cumpridos nove mandados de busca e apreensão em Ilhéus, alvo da ação, no sul do estado, Salvador e Conceição do Coité, no nordeste baiano.
Em nota, a PF informou que as investigações apontam o uso ilegal da estrutura pública municipal com uso de servidores, veículos e combustíveis em benefício de uma coligação partidária. As apurações da “Operação Coronelismo” indicam fraudes de documentos e superfaturamento de contratos para o benefício de um grupo político.
A ação tem parecer favorável do Ministério Público Eleitoral e apura os crimes de utilização de veículo público em campanha eleitoral, cuja pena é o cancelamento do registro do candidato ou do diploma dele, bem como pelos crimes de peculato, de falsificação de documento público e de associação criminosa.
Na semana passada, outra operação da PF cumpriu mandados na prefeitura de Ilhéus, no sul baiano, tendo como alvos o atual prefeito, Mário Alexandre, e o atual candidato à prefeitura apoiado por ele, Bento Lima, ambos do PSD.
Foto: Ascom PF gov.br
@bandnewsfmsalvador