Promoção será oficializada nesta quarta-feira (1º), em cerimônia em Brasília. Médica será a única mulher a receber a espada de general e o bastão de comando.
O Exército Brasileiro confirmou que a médica Cláudia Lima Gusmão Cacho será a primeira mulher a alcançar o generalato na história da instituição.
A promoção ao posto de general de brigada será oficializada nesta quarta-feira (1º), durante solenidade no Clube do Exército, em Brasília.
Natural do Recife, Cláudia tem quase 30 anos de carreira na Força Terrestre e, após a promoção, assumirá a direção do Hospital Militar de Área de Brasília (HMAB).
Na cerimônia, a oficial receberá a espada de general e o bastão de comando — um dos principais ritos de passagem da carreira militar, que simboliza o reconhecimento, a liderança e o compromisso dos oficiais promovidos à alta cúpula.
Outros militares a diferentes postos também serão promovidos durante a solenidade. Ao todo, serão promovidos:
- 17 coronéis a general de brigada;
- 11 generais de brigada a general de divisão;
- 2 generais de divisão a general de Exército.
Cláudia será a única mulher entre os novos generais.
“Vou estar lá representando sim as nossas mulheres. E sempre lembrando: eu não fui promovida porque eu sou mulher. Eu fui promovida por conta de uma trajetória em que cumpri os requisitos e é um reconhecimento, mérito ao trabalho”, destaca a coronel.
A escolha dos oficiais-generais é feita pelo Alto-Comando do Exército, com base em critérios como tempo de serviço, mérito profissional e desempenho em funções de comando. Também são considerados cursos obrigatórios de altos estudos militares ao longo da carreira.
Quem é Claúdia Cacho
Trinta anos depois de participar do primeiro movimento de abertura às mulheres no Exército, a coronel médica foi indicada pelo Alto Comando do Exército para promoção ao posto de general de brigada.
“Me senti muito honrada, muito reconhecida. Porque não é um trabalho de um dia, dois. São 30 anos dentro da força. Representatividade também. São palavras que me vêm a cabeça”, disse a coronel.
Fonte: g1.globo.com