A caravana da cultura passou pela Queimada Nova

A caravana da cultura passou pela Queimada Nova, em Morro do Chapéu. E quando a cultura chega a um quilombo, ela não chega como visitante, ela chega para reencontrar o que já existe ali.

Nos dias 26 e 27 de fevereiro de 2026, a comunidade quilombola recebeu a Caravana Cultural do Comitê de Cultura do Estado da Bahia, ação vinculada ao Programa Nacional dos Comitês de Cultura, do Ministério da Cultura. Foi um momento de escuta, troca e reconhecimento dos fazedores e fazedoras de cultura do território.

Quem conhece Queimada Nova sabe: a cultura ali não precisa ser criada, ela já vive no cotidiano da comunidade, nas tradições, nos saberes e nas formas de organização coletiva que atravessam gerações.

A passagem da caravana reforça algo importante: quando as políticas públicas de cultura chegam aos territórios, elas encontram uma potência cultural que já está viva. O papel do Estado, nesse caso, é reconhecer, fortalecer e garantir que essas expressões continuem florescendo.

Que mais caravanas passem pelos quilombos e comunidades da nossa Morro do Chapéu. A cultura agradece e nós também.

Foto: Douglas Azevedo/jornalcorreiodosertao.com.br

Compartilhe

SIGA-NOS

PUBLICIDADE

MORRO DO CHAPÉU