LRN conseguiu conversar com Dinalva Araújo, filha de Teodoro do Arrecife, de Várzea Nova, contandos-nos a trajetória do seu pai que morreu aos 85 anos e será homenageado na 1ª Cavalgada da Cidade.
A seguir, um pouco da trajetória de Teodoro:

‘Teodoro foi um verdadeiro vaqueiro do sertão nordestino, homem simples e de coração grande, que fez da Fazenda Arrecife o seu lar e da vida um exemplo de dignidade. pai dedicado, avô amoroso e bisavô cheio de histórias, deixou marcas profundas em cada geração da sua família. Amigo para todas as horas, estava sempre presente, com um sorriso no rosto e a palavra certa no momento preciso. Mesmo diante das dificuldades, nunca deixava transparecer tristeza ou hora ruim; ao contrário, espalhava alegria e esperança por onde passava. Sempre disposto a ajudar!
Gostava mesmo era de ver o sertão em festa. Não perdia uma cavalgada, se alegrava nas pegas de boi e se sentia em casa no meio do povo, da música e da tradição. Com um copo de Whisky na mão e o riso fácil no rosto, celebrava a vida do jeito simples e verdadeiro que só o sertanejo conhece.

Todos os anos realizava a pega de Boi na fazenda arrecife, uma festa muito bonita e conhecida em toda região, um dia antes da festa os vaqueiros chegaram e eram recebidos por Teodoro e sua família com muito amor e carinho.
Teodoro partiu, mas ficou em cada lembrança, em cada ensinamento e em cada gesto aprendido com ele. Sua vida segue viva na memória da família, dos amigos e de todos que cruzaram seu caminho no sertão. Homem bom, vaqueiro de alma, seu nome permanece como sinal de honra, afeto e gratidão.
Hoje o nome da família é saudade, Teodoro minha raiz!.’
